Mundial de Basquete de 1994: Geração de Ouro leva o Brasil ao título
O Brasil com o Mundial de Basquete de 1994 voltou a conseguir uma grande conquista no basquetebol. Em 1963, havia sido o último grande título de uma seleção nacional na modalidade. Entretanto, uma geração de ouro feminina voltaria a levantar uma taça impactante, para o povo brasileiro.
Nesta matéria, iremos falar sobre esse expressivo Mundial de Basquete de 1994. Pois, foi o último grande feito brasileiro no basquetebol. Desde então, temos buscado ser novamente campeões, mas pequenos detalhes sempre impedem.
Mundial de Basquete de 1994: Geração de Ouro leva o Brasil ao título
O Mundial de Basquete de 1994 foi conquistado no dia 12 de junho daquele ano. A Seleção de Hortência, Magic Paula e Janeth gravaram ainda mais seus nomes na história com aquela conquista.
A competição ocorreu na Austrália. Contudo, o que pode ser mais expressivo para a conquista brasileira, é que aquela foi a primeira vez que um país fora EUA e União Soviética se sagrava campeão.
A primeira fase do campeonato foi dividida em 4 grupos. Grupo A tinha: Estados Unidos, Espanha, Coreia do Sul e Nova Zelândia. No Grupo B, ficaram: Cuba, Canadá, França e Quênia.
O Brasil ficou no Grupo C, junto com a Eslováquia, Polônia e Taipé Chinês. No Grupo D, ficaram: China, Austrália, Itália e Japão.
Passaram para a segunda fase somente as seleções que ficaram em 1º e 2º em cada grupo. O Brasil acabou passando em segundo lugar, atrás da Eslováquia.
Os seguintes times participaram da segunda fase: Estados Unidos, China, Brasil, Austrália, Eslováquia, Canadá, Cuba e Espanha. As 8 seleções foram divididas em 4 grupos.
Sendo que um grupo ficou com Estados Unidos, Canadá, Eslováquia e Austrália. Enquanto o outro ficou com Brasil, China, Cuba e Espanha. Avançaram para a fase final: Brasil, Estados Unidos, Austrália e China.
Mundial de Basquete de 1994: Fase Final
Na semifinal, o Brasil acabou pegando os Estados Unidos. Pois, a equipe norte-americana terminou como líder do seu grupo, enquanto o Brasil passou em segundo.
No outro lado da chave, a China enfrentou a Austrália. O Brasil venceu os Estados Unidos por 110 a 107, enquanto isso a China venceu a Austrália por 66 a 65.
Na grande final, a Seleção Brasileira pegava a China, que havia vencido na segunda fase por 97 a 90. Entretanto, o peso da camisa amarelinha apareceu e as garotas venceram por 96 a 87, se sagrando campeãs do mundo.
A classificação final do campeonato ficou da seguinte forma:
- Brasil
- China
- Estados Unidos
- Austrália
- Eslováquia
- Cuba
- Canadá
- Espanha
- França
- Coreia do Sul
- Itália
- Japão
- Polônia
- Taipé Chinês
- Nova Zelândia
- Quênia
Hortência relembra o Mundial de Basquete de 1994
No entanto, em 2014, quando o título completava 20 anos, o Globo Esporte entrevistou uma das líderes daquela equipe, Hortência. A atleta relembrou a importância daquele título.
“Nós tínhamos campeãs pan-americanas, um título da América, não do mundo. Queríamos um título mundialmente reconhecido para marcar a geração. A equipe foi se aprimorando, crescendo e evoluindo. Perdemos dois jogos, corrigimos os defeitos e chegamos afinadas na semifinal contra os Estados Unidos. Era o jogo da morte. Sabíamos que era difícil ganhar, mas não era mais impossível naquele momento.
A gente nunca temeu ninguém. Conseguimos e vencemos a China na final. A ficha caiu nos últimos segundos da partida. A Paula foi para a linha de lance livre, e eu sabia que, se ela acertasse, o jogo estaria ganho. Ela acertou, e eu tive que segurar o grito. Pensava ‘eu sou campeã mundial e isso ninguém me tira’. Foi um momento mágico e importante porque marcou a minha despedida. Eu estava com 35 anos e queria me despedir com uma boa campanha”, contou Hortência ao GE.