Aconteceu e virou manchete: Brasil tem novo Oscar Schmidt na NBA
A NBA é considerada a principal liga de basquete do mundo, sendo responsável por comportar os melhores jogadores em ascensão. Demarcando seu prestígio em quadra, Oscar Schmidt foi eternizado como o maior brasileiro da modalidade, embora nunca tenha atuado no campeonato norte-americano. Por sua vez, a história pode estar prestes a confirmar um sucessor do astro.
Na atual temporada da NBA, o Orlando Magic surpreendeu ao draftar Tristan da Silva, ala de 23 anos. Embora seja filho de pai brasileiro, o garoto possui dupla nacionalidade por ter nascido em Munich, na Alemanha. Estreante na liga norte-americana de basquete, o jovem teve sua destreza comparada as de Oscar Schmidt.
Além de ambos terem o mesmo posicionamento em quadra, tiveram a honra de representar as seleções de seus países. Ainda que possa defender o Brasil no futuro, Tristan optou por abraçar a delegação da Alemanha. Por sua vez, a destreza do garoto no primeiro ano de NBA chamou atenção por acumular médias de 7.1 pontos, 1.5 assistências e 3.2 rebotes.
Hegemonia de Oscar Schmidt na NBA
Ainda que tenha um longo percurso na National Basketball Association, Tristan pode sequer se aproximar dos feitos alcançados por Oscar. Isso porque o veterano nunca atuou pela NBA, mas é considerado um dos melhores jogadores de basquete do mundo. Revelado pelo Palmeiras, o astro passou ainda por EC Sírio, América-RJ, Caserta e Pallacanestro Pavia (Itália), Valladollid (Espanha), Corinthians, Mackenzie e Flamengo.
Atualmente com 67 anos, o brasileiro se orgulha de ter ostentado três títulos ao longo de sua hegemonia dentro das quadras. Em suma, o ala faturou a Taça Italiana de Basquetebol (1987/88) e o bicampeonato da NBB (1977 e 1996).