Anderson Varejão surpreende e diz quem ele queria ter enfrentado na NBA

Aposentado das quadras desde 2021, Anderson Varejão permanece com seu nome em relevância na principal liga de basquete do mundo. Em entrevista cedida à CNN, o ex-jogador lamentou não ter tido a oportunidade de atuar ao lado de algumas lendas da NBA. No entanto, sua frustração maior recaiu sob Michael Jordan.

Considerado o maior jogador de todos os tempos, Jordan anunciou sua aposentadoria em 2003, um ano antes do brasileiro estrear na NBA. Reconhecendo a grandeza de Michael, Varejão não desqualificou os demais atletas, mas projetou o astro a outro patamar. De modo geral, Anderson confidencializou seu fanatismo pela lenda do Chicago Bulls.

“Eu cheguei na NBA um ano depois que o Michael Jordan se aposentou. Claro que eu gostaria de ter jogado contra ele, porque com ele não teria como no Cleveland. Gostaria de ter dividido a quadra com ele”, afirmou Varejão, explicando que mesmo em seu primeiro ano na liga, seria difícil ser colocado à prova contra o astro.

Aproveitando o enredo, o brasileiro foi questionado sobre as comparações que pairam a NBA em relação aos melhores jogadores de todos os tempos. Apesar de ter fugido da responsabilidade de escolher entre Michael Jordan e LeBron James, Varejão enalteceu ambas as carreiras e aconselhou os amantes por basquete a apreciarem as duas gerações.

“Eu acho que são duas gerações completamente diferentes. O Jordan jogou menos tempo, a gente tem que parar um pouco com esse negócio de ficar comparando. Temos que viver a história do Jordan na época dele e viver a história do LeBron agora”, ressaltou o ex-atleta que teve a oportunidade de atuar ao lado de ‘King James’.

Carreira de Varejão até a NBA

A desenvoltura de Anderson Varejão foi inicialmente notada por meio do Franca, mas não demorou para que franquias internacionais se interessassem por suas habilidades. Depois de ser projetado ao Barcelona, equipe da Espanha, um grande salto foi dado rumo à NBA. Na temporada 2004/05, o Cleveland Cavaliers selecionou o brasileiro para sua estreia na principal liga mundial de basquete.

Ao longo de 12 temporadas, Anderson despontou no Cavs, mas acabou encerrando seu ciclo ao assinar com o Golden State Warriors por dois anos. Sem muitos destaques, o brasileiro voltou a seu país de origem, desempenhando suas função no Flamengo. Por fim, na season 2020/21, vestiu novamente a camisa do Cleveland Cavaliers para se aposentar.

Confira algumas façanhas de Varejão:

  • 735 jogos na NBA
  • 5.187 pontos
  • 798 assistências
  • Título da NBA (2015/16, 2016/17)
  • Título da NBB (2019)
  • Taça da Espanha (2003)
  • Taça ACB (2002/03, 2003/04)
  • Copa Super 8 (2018)
  • Euroliga(2003).