Antiga regra coloca apenas 3 times na disputa do título da NBA
Ainda faltam cerca de dois meses para os playoffs da NBA, que colocam as principais equipes de cada conferência frente a frente na disputa pelo título. Na teoria, 16 times seguirão vivos pelo sonho, mas segundo uma regra antiga, apenas três estão na luta.
Essa regra antiga foi atribuída a Phil Jackson, lendário técnico do Chicago Bulls e do Los Angeles Lakers. Os cálculos são simples: para um time se considerar um verdadeiro candidato ao título, ele deve vencer 40 jogos antes de chegar a 20 derrotas.
No caso de Jackson, essa regra nunca falhou. Em todas as 11 vezes que o comandante foi campeão da NBA, as equipes que treinava atingiram essa marca. O Lakers de 2004, que perdeu as finais para o Pistons, de virada, não alcançou tal feito.
Se aplicarmos essa regra a tabela atual da NBA, apenas três franquias se colocam como reais favoritas ao campeonato. São elas: o Boston Celtics, atual campeão da liga, com 42-17; o Cleveland Cavaliers, líder do Leste, com 48-10; e o Oklahoma City Thunder, líder do Oeste, com 47-11.
Ainda que mais da metade dos times da liga cheguem aos playoffs, a temporada regular consegue mensurar quais as equipes têm mais chances de obter sucesso nesta fase.
Apesar disso, ainda há algumas exceções quanto à regra de Jackson. O Houston Rockets, em 1995 e o Pistons, em 2004, não atingiram a marca “40-20”, mas mesmo assim se sagraram campeões.
Resta a alguns dos times que fazem uma boa temporada, mas não conseguiram cumprir a regra de Jackson vencer a história e contrariar essa teoria.