Aos 38 anos, Lenda do UFC agradece ao Dana White e anuncia aposentadoria
No dia 10 de maior, um dos maiores lutadores de MMA anunciou sua aposentadoria após ser derrotado no UFC 315, realizado no Canadá. Por decisão unânime dos juízes, José Aldo se despediu do octógono com a vitória sendo decretada em favor de Aiemann Zahabi. Apesar do tropeço, a lenda agradeceu a oportunidade recebida por Dana White, reconhecendo a hora de se afastar das artes marciais.
A derrota não foi o único fator difícil de ser digerido pelos brasileiros ao longo da competição. Isso porque José Aldo pegou a todos de surpresa com sua decisão de abandonar o UFC após décadas de comprometimento. Expressando gratidão ao presidente do Ultimate Fighting Championship, o lutador revelou ter enfrentado conflitos internos que o motivaram a abandonar a carreira de prestígio.
“Dana, muito obrigado por tudo. Também agradeço a todos do UFC. Esta semana foi extremamente difícil para mim, não em termos de corte de peso, mas por estar travando uma batalha interna. Ainda tentava reviver o sonho de ser campeão, mas percebi que é hora de seguir em frente, curtir minha esposa, meus filhos. Não quero mais estar nesse ambiente”, declarou o ex-campeão do peso-pena.
Maestria de José Aldo no UFC
Conhecido mundialmente por suas habilidades fora de curva e humildade diante dos adversários, José Aldo colocou seu nome no UFC. Com dois reinados no peso pena, o brasileiro tem o maior número de defesas de cinturão da história da categoria, com sete, todas consecutivas. Em suma, sua hegemonia dentro do octógono foi encerrada com 32 vitórias e nove derrotas em seu cartel.
Confira algumas das façanhas da lenda:
- Primeiro campeão peso pena do UFC;
- Quinto lutador em todas as categorias a possuir maior número de defesas de cinturão;
- Ficou invicto entre novembro de 2005 a dezembro de 2015;
- Foi introduzido ao Hall da Fama do UFC.