Apenas uma vitória pode levar o Brasil para os Jogos Olímpicos

A Seleção Brasileira começa hoje a disputa por uma vaga nos Jogos Olímpícos de Paris. O time verde e amarelo entre em quadra às 20h, em Belém, contra a poderosa Austrálida, terceira colocada no ranking mundial da FIBA. É a última chance para o time conseguir a classificação, via Pré-Olímpico.

A competição será dividida em quatro grupos com quatro seleções cada, as cidades de Antuérpia (Bélgica), Xi’an (China) e Sopron (Hungria) também sediarão classificatórios. As equipes de cada chave jogarão entre si em turno único, ou seja, cada uma fará três partidas e as três que mais somarem pontos conseguem a classificação.

Os Estados Unidos e a França são as únicas classificadas até agora, então nos grupos deles, apenas outros dois países confimarão a classificação. O Brasil está ao lado de Austrália, Sérvia e Alemanha, primeiro pega o time da Oceania, depois as sérvias e fecha a participação diante das alemãs.

A tendência é que apenas uma vitória já seja suficiente para garantir a vaga, aliada a um bom saldo nos outros jogos. É possível que cada equipe vença duas partidas, então a vaga iria para o saldo. Ou que dois vençam duas e dois vençam uma cada, também iria para o saldo, mas isso costuma ser raro em grupos de quatro times no basquete.