Basketball Champions League Américas: A Libertadores do Basquete
O basquete não conta com a competição conhecida do futebol Libertadores. Nesta modalidade esportiva, a competição que reúne os principais times da América se chama Basketball Champions League Américas ou Champions League Américas.
Essa é uma diferença entre a competição de basquete e a de futebol. Pois, na Libertadores jogam apenas os times da América do Sul, já na Basketball Champions League Américas, times da América Central e do Norte também participam.
Esse campeonato é disputado anualmente, sendo organizado pela FIBA Américas. Exceto os Estados Unidos, todos os demais países participam da competição.
A Champions League Américas foi lançada em 2019 para substituir a Liga das Américas. Sua primeira edição aconteceu na cidade de Montevidéu, no Uruguai.
O objetivo do campeonato é dar o prêmio de melhor time das Américas para o vencedor. Além de incentivar que o esporte se torne ainda mais popular no mundo.
Quem vence esse campeonato disputa o Mundial Interclubes de Basquete, que é basicamente uma Copa Intercontinental. Onde são reunidos todos os times campeões de cada região do mundo.
Esse campeonato tem o intuito de definir qual a melhor equipe das Américas. No entanto, os fãs da NBA talvez discordem dessa decisão.

Basketball Champions League Américas: A Libertadores do Basquete
A última edição da Basketball Champions League Américas (2021-22), contou com, ao todo, 12 equipes, sendo divididas em 3 grupos. Os times que participaram do campeonato foram:
- Edmonton Stingers (Canadá)
- Real Estelí (Nicarágua)
- Cangrejeros (Porto Rico)
- Quimsa (Argentina)
- São Paulo (Brasil)
- Nacional (Uruguai)
- Obras Sanitarias (Argentina)
- Minas (Brasil)
- Biguá (Uruguai)
- Boca Juniors (Argentina)
- Flamengo (Brasil)
- Universidad de Concepción (Chile)
Devido a localização geográfica, o time de Canadá, Nicarágua e Porto Rico ficaram no mesmo grupo, sem sorteio. Mas, o restante foi sorteado para definir as disputas.
A primeira fase contou, ao todo, com 36 partidas. Ou seja, deu para os melhores times provarem o seu valor, sem ter que contar com a sorte. Avançaram para a próxima fase os dois primeiros colocados de cada grupo.
Dessa forma, só uma equipe era eliminada, nesta primeira fase do torneio. O Brasil conseguiu classificar as suas três equipes para a fase seguinte. Já o Canadá teve seu único time eliminado.
Playoffs da Basketball Champions League Américas
No entanto, na fase seguinte, os times se enfrentaram em playoffs, o que tornou a Basketball Champions League Américas muito mais emocionante. Como avançaram 8 equipes, essa fase se iniciou nas quartas de finais.
As partidas são definidas em jogos únicos, sem ter regras de 7 jogos como a NBA ou ida e volta. Por isso, o time estar em um bom dia acaba pesando muito.
Além disso, a competição acontece em uma sede pré-determinada. Por exemplo, a edição 2021-22, foi no Rio de Janeiro. Dessa forma, os brasileiros tiveram a vantagem de jogar em casa dessa vez.
O São Paulo acabou se sagrando campeão da Champions League Américas de 2021-22. Para ser campeão, o Tricolor precisou passar em primeiro no Grupo B, com: Quimsa e Nacional.
Nas quartas de finais eliminou o Real Estelí, na semifinal mandou o Minas para casa e na final bateu o Club Biguá.
Com isso, o São Paulo garantiu a sua participação no Mundial. Além disso, já está classificado para a próxima edição da Champions League Américas, para defender o seu título.
O MVP desta edição foi Bruno Caboclo, jogador justamente da equipe paulista. Mas, havendo um grande equilíbrio entre os times, não há como saber o que irá acontecer na edição 2022-23. Por isso, não deixe de assistir e torcer para algum time brasileiro.
