Basquete Assassino: conheça esse esporte diferente da Rússia
Um esporte um pouco diferente chama a atenção na Rússia. Seu nome: Basquete Assassino. Mas calma, que nesse esporte o objetivo não é matar ninguém. Mas a realidade é que esse esporte é realmente considerado um pouco violento, não lembrando em quase nada o espírito esportivo daquele que é disputado nas quadras.
Ele é conhecido na Rússia como “Wrestball” e é conhecido por juntar em uma mesma quadra, além da prática do basquete, a luta greco-romana, uma modalidade que em muito se assemelha à luta-livre. Nesse esporte, é natural ver um jogador tentando acertar um adversário que está em busca de fazer uma cesta de três pontos.
É até difícil nesse esporte entender quando uma jogada é considerada faltosa. Como possui alguns lances um pouco mais violentos, é “natural” ver jogadores estendidos no chão depois de duros golpes, e as brigas não precisam de uma checagem no VAR.
Wrestball (ou Basquete Assassino) está se popularizando entre a população russa
A estrutura dos jogos não possuem o tamanho investimento de uma partida da NBA, por exemplo, mas são bastante respeitosas. As partidas possuem uma extensa cobertura e o espetáculo é garantido desde a escalação dos jogadores, que costumam se encarar (lembrando a pesagem do UFC), música nos intervalos e câmeras em todo canto gravando os melhores momentos das partidas.
Não sabemos se o esporte tem potencial para alcançar mais países ao redor do mundo. Porém, já existem clássicos entre seleções. Agora, resta saber se a competição alcançará altos voos com direito a um pouso aqui no Brasil. Veja abaixo alguns dos “melhores momentos” de uma partida de Wrestball.