Bomba: Astro da NBA Deixa o posto de jogador para ir pro exército

O jogador do Utah Jazz Lauri Markkanen terá que regressar ao seu país natal no verão para servir ao exército. O atacante é finlandês e em seu país o serviço militar é obrigatório, todos os cidadãos do sexo masculino tem que passar pelo menos um período nas forças armadas antes de completar 30 anos.

O atleta já estava postergando esse serviço há muito tempo. Draftado em 2017 e atualmente com 25 anos, Lauri ainda não tinha completado a maior idade quando chegou a NBA, e agora terá que parar um pouco suas atividades para resgatar o tempo perdido e servir como a legislação do seu país natal pede que aconteça.

Jogador da NBA vai servir o exército

Alguns países exigem que seus atletas voltem para servir e muitos ficam profundamente incomodados com isso, mas não parece o caso de Lauri Markkanen. O jogador está empolgado e disse que é uma honra para ele enquanto cidadão finlandês saber que está ajudando diretamente o seu país, mostrando esse nacionalismo inesperado.

“É obrigatório, temos de o fazer, mas ao mesmo tempo também nos orgulhamos disso”, disse Markkanen. “Acho que é um exemplo a ser servido. E estou confiante de que posso fazer isso de uma maneira que também não afete minha preparação para a próxima temporada. Claro, prefiro treinar como normalmente faço (na entressafra), mas ouvi dizer que eles fazem um bom trabalho combinando os dois. Você pode fazer seu trabalho trabalhando como atleta e seu treinamento básico ao mesmo tempo.”

O período de serviço será curto mas aparentemente produtivo e importante para o jogador. Cada um tem suas convicções e se para Lauri servir o seu país é importante, por que não? Aparentemente não irá atrapalhar a vida profissional do jogador então o Utah está bem tranquilo com essa questão.