Bomba: Djokovic fecha com clube brasileiro

O NBB retorna no próximo dia 13, após a semana de saco cheio em Outubro, sob grandes expectativa. Pela primeira vez na história, a principal competição de basquete do Brasil terá 19 equipes participantes. O destaque é o retorno de Botafogo e Vasco, mas também o investimento em clubes que podem surpreender como o União Corinthians.

A equipe de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, deu uma reformulada no elenco, anunciou um novo treinador – Rodrigo Carlos da Silva – e, na última semana, fechou com um jogador de nível europeu. O nome, aliás, é de craque em outro esporte: Djokovic. O parentesco junto do tenista, porém, não existe. Radovan, aos 27 anos, chega para brigar pela titularidade no União Corinthians.

O armador é cria da escola sérvia de basquete, vice-campeã da última Copa do Mundo ao perder para a Alemanha na grande final. A trajetória de Djokovic ganha um capítulo totalmente depois de vestir as cores do KK Borac Čačak e no KK Mornar Bar, da Liga Adriática. A estreia do União Corinthians na NBB será no dia 24 de Outubro contra o Caxias do Sul.

Treta nos bastidores

A temporada histórica no NBB também é marcada por uma treta nos bastidores. A organização do principal campeonato do esporte no país, Liga Nacional de Basquete (LNB) entrou em conflito com a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) antes mesmo do primeiro jogo. O que levou à retirada da chancela por parte da segunda entidade.

Os clubes de relevância do Brasil, por outro lado, não abandonaram o NBB, apesar das consequências. Sem a chancela, não há possibilidade, por exemplo, de participação em torneio sul-americanos, como a Liga Sul-Americana. A presença será concedida a quem participar do Campeonato Brasileiro organizado pela CBB.