Botafogo bateu o Corinthians pela Sul-Americana e foi campeão
Desde 2020, o time de basquete do Botafogo está inativo. Após mudanças no contrato e perder seu principal patrocinador, o projeto de basquete do Glorioso, que havia sido retomado em 2017, colapsou e acabou não resistindo a crise financeira que o atingiu.
Mesmo com o Botafogo fora das quadras, ainda existe a esperança de que a equipe consiga um bom patrocinador e volte a disputar a NBB. Apesar de inativo, os títulos conquistados pelo Glorioso continuam sendo parte dessa história. Desde a conquista Campeonato Brasileiro de Basquete, aos títulos no Campeonato Carioca e a vitória inédita contra o Corinthians, em 2019.
Botafogo venceu o Corinthians na final da Liga Sul-Americana
A fase de grupos do Corinthians na Liga Sul-Americana foi extremamente tranquila. O Timão passou invicto para próxima fase, após vencer o chileno Las Ánimas de Valdívia, o Defensor Sporting do Uruguai e o Ferro Carril Oeste, da Argentina. Por sua vez, o Botafogo venceu o Nacional do Uruguai e o BB de San Andrés da Colômbia, mas perdeu para o argentino Salta Basket. No entanto, como conseguiu duas vitórias, passou para próxima fase em 2ª colocação.
Na segunda fase, com os grupos E e F, Corinthians e Botafogo, respectivamente, tiveram 100% de aproveitamento e foram definidos como os finalistas do torneio. O confronto foi definido em três partidas, com o Glorioso vencendo o Timão por 2 x 1, perdendo apenas o primeiro jogo dessa série de três e garantindo o título inédito da Liga Sul-Americana.
A primeira partida terminou 88 x 74 para o Corinthians, mas o Botafogo conseguiu se redimir nos dois confrontos finais e garantiu a vitória, vencendo o segundo jogo por 74 x 64 e o último por 74 x 70.