Botafogo foi campeão do Mundial de Clubes
O Botafogo representou a América do Sul na 3ª edição do Mundial de Clubes de basquete aconteceu nos ginásios de Palestra e Spectrum, ambos na cidade de Filadélfia, nos Estados Unidos, em 1968. No entanto, apesar de não apresentar registros de que O Glorioso tenha sido campeão naquela época, mas sim o chileno Thomas Beta, o convite foi feito após a equipe carioca vencer o Corinthians na Taça do Brasil 1967.
Anteriormente, o Corinthians já havia participado do Mundial de Clubes de Basquete em 1966, na primeira edição. O time alvinegro chegou até a final, mas perdeu para o italiano Ignis Varese. No entanto, em 1965, houve uma espécie de edição teste, que aconteceu na cidade de São Paulo e nela, o Corinthians venceu o Real Madrid por 118 x 109. Assim sendo, o Botafogo foi o segundo clube brasileiro a participar da competição.
Botafogo em outro patamar depois do Mundial de Clubes 1968
As equipes participantes do Mundial de Clubes de Basquete que rolou em 1968 foram Real Madrid (campeão da EuroLiga 1967/68), Simmenthal Milano (4º lugar da EuroLiga 1967/68), Akron Goodyear Wingfoots (campeão da antiga NBL 1967/68) e o Botafogo. Por conter quatro equipes, o torneio já se inicia logo com as partidas de semifinal.
As duas partidas iniciais aconteceram no dia 4 de julho, entre Real Madrid x Simmenthal Milano, com o time espanhol garantindo o passe para final após vencer por 93 x 84. O segundo confronto aconteceu entre Akron Goodyear e o Botafogo, com vitória do time americano por 84 x 52, mandando O Glorioso para disputa de 3º lugar.
O campeão da edição foi o Akron Goodyear Footwings, após vencer o Real Madrid por 105 x 73. Na disputa pelo 3º lugar, o Simmenthal Milano venceu o Botafogo por 82 x 54 e deixou o time carioca na 4ª colocação. O clube não foi campeão, mas alcançou um patamar que, até então, só o Corinthians alcançou.