Brasil é escolhido como sede de torneio mundial de basquete

A Copa do Mundo sub-23 de basquete em cadeira de rodas vai acontecer em solo brasileiro. Federação Internacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas anunciou, nesta quarta-feira (25), São Paulo como local para a realização do torneio.

A Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CBBC) vai auxiliar na organização do torneio. A última vez que o país recebeu a competição foi em 2001, quando Blumenau foi a sede. Naquela ocasião, o Brasil perdeu na grande final para o Canadá.

“Estamos orgulhosos de termos sido escolhidos para sediar este prestigiado evento pela segunda vez na história do basquete em cadeira de rodas. Estamos certos de que daremos a melhor hospitalidade a todos os participantes em nosso Centro de Treinamento Paralímpico. Este evento será uma grande oportunidade para motivar os nossos jovens jogadores com deficiência a aderir ao maravilhoso jogo de basquete em cadeira de rodas. Agradecemos à IWBF por isso”, celebrou o presidente da CBBC, Mário Belo.

Ao total, 12 nações participam do Mundial sub-23. Além do Brasil, que por ser o anfitrião já tem a vaga, outras cinco seleções já estão classificadas. Grã-Bretanha, Alemanha, Turquia, Itália e Israel.

Os outros seis serão conhecidos após eliminatórias. Além das cinco participantes da Europa, serão mais três de Ásia e Oceania, três das Américas (já contando com o Brasil) e um país da África, totalizando os 12 integrantes.

Na última edição do Mundial Sub-23 a seleção brasileira terminou em oitavo lugar. A competição aconteceu na cidade de Phuket, na Tailândia, em 2022.