Quando o basquete do Brasil foi campeão mundial de basquete?
O Brasil nunca conseguiu se manter por muitos anos sendo uma potência mundial do basquete. No entanto, já viveu momentos em que conseguiu ganhar grandes títulos e empolgar o torcedor brasileiro.
São diversos os motivos que impedem que o Brasil seja uma potência nesse esporte. Entretanto, o principal é a falta de investimento do governo, que atrapalha o basquete e muitas outras modalidades esportivas.
Quando o Brasil foi campeão mundial de basquete?
O Brasil apesar do pouco incentivo das instituições governamentais, já conseguiu ser campeão mundial por 3 oportunidades no basquete. No entanto, foram duas vezes com a equipe masculina e uma com a feminina.
A primeira vez que o Brasil foi campeão mundial no basquetebol foi em 1959. A FIBA (Federação Mundial de Basquetebol) organizou uma competição reunindo diversos países do mundo todo.
Esse campeonato aconteceu no Chile, do dia 16 até 31 de janeiro. Na época, a União Soviética ainda existia e foi uma das seleções que participou do torneio.
Na primeira fase, as seleções foram divididas em três grupos. O Brasil avançou em primeiro, na segunda etapa, um grande grupo com as melhores equipes foi montado. Dessa forma, a Seleção Brasileira acabou terminando em 1º com 11 pontos e se sagrou campeã.
Em 1963, a Seleção masculina voltaria a conquistar a taça. Com o mesmo formato de grupos preliminares e depois um grande grupo final, o Brasil voltou a ser campeão.
Dessa vez, a Iugoslávia foi o segundo colocado e os Estados Unidos ficou em 4º. Ou seja, piorou seu desempenho em relação ao campeonato anterior, onde havia terminado em 2º. Naquele ano, o campeonato foi disputado no Rio de Janeiro e a nossa seleção fez o dever de casa.
A famosa geração de Hortência, Magic Paula e Janeth trouxe um título mundial para o Brasil em 1994. Este campeonato aconteceu na Austrália e teve um formato diferente.
Inicialmente, disputou-se uma fase de grupos, onde as melhores equipes passaram. Entretanto, na sequência, começou uma disputa em uma formato de mata-mata.
Para ser campeão, o Brasil eliminou os Estados Unidos na semifinal e na final bateu a China. Ou seja, foi um título incontestável, daquela brilhante geração brasileira.
Qual é a liga brasileira de basquete?
O NBB (Novo Basquete Brasil) foi criado em 2008 e se tornou a principal liga de basquete do país. Em suma, os clubes da modalidade decidiram passar a organizar o seu próprio campeonato.
O intuito era revitalizar o esporte no país, a atitude funcionou e hoje a modalidade é um pouco mais observada. Contudo, ainda tem muito o que crescer, para voltar a ter conquistas, como no passado.
Quais times participam do NBB?
As equipes que participam do NBB acabam variando dependendo do ano. Na última edição (2021-22), foram 17 os times que disputaram o campeonato. Sendo eles:
- Bauru Basket – São Paulo
- Brasília Basquete – Distrito Federal
- Cerrado – Distrito Federal
- Caxias do Sul Basquete – Rio Grande do Sul
- C.A. Paulistano – São Paulo
- C.R. Flamengo – Rio de Janeiro
- E.C. Pinheiros – São Paulo
- Fortaleza Basquete Cearense – Ceará
- Minas Tênis Clube – Minas Gerais
- Mogi Basquete – São Paulo
- Pato Basquete – Paraná
- Rio Claro – São Paulo
- São Paulo F.C. – São Paulo
- Sesi Franca – São Paulo
- S.C. Corinthians – São Paulo
- Unifacisa – Pernambuco
- União Corinthians – Rio Grande do Sul
Quais times foram campeões do NBB?
Além disso, pode-se destacar quais os times que mais conquistaram essa competição. Sendo as equipes que mais venceram o NBB, as seguintes:
- Flamengo: 7 títulos, temporadas ganhas: 2008-09, 2012-13, 2013-14, 2014-15, 2015-16, 2018-19 e 2020-21.
- Lobos Brasília: 3 títulos, temporadas ganhas: 2009-10, 2010-11 e 2011-12.
- Franca: 1 título, temporada ganha: 2021-22.
- Bauru: 1 título, temporada ganha: 2016-17.
- Paulistano: 1 título, temporada ganha: 2017-18.