Brasil manda 635 atletas para disputar os Jogos Pan-Americanos e basquete está bem representado

Nesta sexta-feira (20), às 20h, será realizada a abertura dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Um dos países com mais tradição na competição e contando com uma delegação de 635 atletas, o Brasil vai brigar por medalhas em praticamente todas as 58 modalidades.

Em toda a história dos Jogos, o Time Brasil já conquistou 383 ouros, 402 pratas e 590 bronzes, totalizando 1.375 idas ao pódio. Neste ano, existe a expectativa de terminarmos dentro do top-5 do quadro de medalhas em mais uma oportunidade.

Uma das modalidades em que o Brasil mais conseguiu medalhas, o basquete será representado por quatro equipes: Masculina 5×5, Masculina 3×3, Feminina 5×5 e Feminina 3×3. Apesar de não contar com os principais atletas nas equipes de 5×5, o Brasil ainda sim enviou times fortes, que têm tudo para subirem ao pódio como de costume.

Já no 3×3, que faz parte dos Jogos desde a última edição, o Time Brasil ainda busca medalhas inéditas. Em 2019, no Peru, ambas as equipes pararam na disputa do terceiro lugar e não conseguiram subir ao pódio. Depois de um ciclo bastante positivo, o Brasil tem tudo para conquistar as medalhas pela primeira vez na história.

Representantes do Brasil no Basquete dos Jogos Pan-Americanos

Basquetebol 5×5 Masculino

Felipe Ruivo, Elio Corazza Neto, Gabriel Galvanini, Guilherme Deodato, Lucas D. Silva, Maique Tavares de Oliveira, Márcio Henrique Santos, Marcos Henrique Santos, Michael Machado, Reynan Gabriel dos Santos e Wesley Ferreira.

Basquetebol 3×3 Masculino

Jefferson Socas, Jonatas Mello, Leonardo Branquinho, Ruan Miranda

Basquetebol 5×5 Feminino

Aline Moura, Carina Martins, Ana Beatriz Oliveira, Débora Costa, Emanuely de Oliveira, Erika de Souza, Gabriella Soares, Leila Zabani, Licinara Bispo, Maria Paula Albieiro, Mariana Queiroz Dias e Vanessa Gonçalves.

Basquetebol 3×3 Feminino

Lays da Silva, Kawanni Firmino, Luana Batista de Souza, Vitoria Marcelino.