Brasil surpreende, chega a FINAL e fica com o vice-campeonato

No último domingo (6), o Brasil foi superado pela República Tcheca por 69 a 67 e ficou com a medalha de prata no torneio de basquete masculino dos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu, na China. Com uma bela campanha, a Seleção encerra sua participação na competição com cinco vitórias em seis partidas disputadas.

A primeira etapa da grande final foi bastante disputada. Apesar do bom começo do Brasil, a República Tcheca equilibrou as ações e igualou o placar. As equipes foram para o intervalo com o placar empatado em 34 pontos para cada lado.

O terceiro quarto continuou muito equilibrado e terminou com vantagem mínima para a Seleção Brasileira. Na metade do último período, o Brasil chegou a abrir quatro pontos, mas viu o time europeu tomar a frente do placar faltando apenas alguns segundos para o fim do duelo. A equipe ainda teve a última posse para tentar virar o jogo, mas Zú Junior acabou desperdiçando o arremesso de três pontos decisivo.

Apesar do erro na bola do jogo, Zú foi o grande destaque do Brasil na partida. Ele terminou o duelo com 17 pontos, sete rebotes e cinco assistências. Além dele, Caio Pacheco também teve participação importante, com 14 pontos. Pela equipe adversária, Jan Zidek marcou 24 pontos e pegou nove rebotes.

Mais uma medalha para o Brasil

Com a derrota, o Brasil ficou com a medalha de prata na competição. Agora, a delegação brasileira acumula cinco pratas e seis bronzes na competição. Esta foi a quinta medalha do Brasil no basquete masculino em toda a história dos Jogos Universitários. Anteriormente, o país já havia conquistado um ouro e três bronzes.