Brasileiro brilha na Europa e ajuda time a se classificar na Champions League

O armador brasileiro Marcelinho Huertas, no auge dos seus 40 anos, conseguiu mais um grande feito para a sua carreira. Jogando pelo Lenovo Tenerife, equipe espanhola, conseguiu a classificação para as oitavas de final da Champions League de Basquete Masculino, ao derrotar o Cholet, da França, pelo placar de 91×85.

Huertas, que teve uma passagem pela NBA e jogou no Los Angeles Lakers, foi um dos melhores jogadores em quadra, anotando 15 pontos e distribuindo oito assistências. A atuação dele foi fundamental, já que a partida era válida pela última rodada da primeira fase e contava com duas equipes que chegaram com campanhas idênticas e chances reais de classificação.

Os critérios da Champions League de Basquete Masculino indicam que apenas os primeiros colocados de cada grupo avançam de forma direta para as oitavas de final da competição, e o segundo e terceiro colocados de cada grupo passam pelo Play-In em busca das vagas restantes.

Como foi a partida que rendeu a vaga ao Tenerife na Champions League?

Jogando em casa, o time do Cholet começou o jogo em desvantagem mas conseguiu reagir e frear o domínio do time espanhol, fechando o primeiro tempo do jogo em 42×40. No terceiro período da partida, mais equilíbrio e terminou empatando em 59×59. Porém, no último quarto, houve uma superioridade do Tenerife, que fechou a conta em 87×80.

Huertas teve um bom desempenho em quadra. Nos 25 minutos em que esteve jogando, foram 15 pontos se igualando a Doornekamp e só não foi um dos maiores pontuadores da partida porque Nzekwesi, do time adversário, anotou 16 pontos. O brasileiro ainda distribuiu oito assistências e pegou três rebotes no jogo decisivo.