Celtics foi o primeiro time da NBA com zero lances livres em um jogo

No dia 9 de abril de 2024, o Boston Celtics entrou para a história da NBA por um motivo curioso: foi o primeiro time na história a terminar uma partida com nenhum arremesso de lance livre. O feito inédito até então aconteceu em um revés para o Milwaukee Bucks por 104 a 91.

Pode-se dizer que neste jogo a bola realmente ocorreu e as vezes em que o cronometro parou por mais tempo foram em pausas técnicas e não em faltas. Além dos zero arremessos do Celtics, o Bucks teve apenas dois lances livres a seu favor.

Se não bastasse isso, a franquia de Wisconsin cometeu apenas quatro faltas durante os quatro períodos, o maior número na liga até hoje. Após o duelo, o técnico Doc Rivers brincou com a situação.

“Cara… Adam Silver [comissário da NBA] é o mais feliz”, disse o comandante em relação ao jogo que foi considerado extremamente “limpo”. Rivers também destacou que ficou impressionado quando olhou a folha de estatísticas da partida.

“Uma hora e 57 [minutos] de jogo. Meu Deus, você pode ir a um jogo e ainda jantar. Inacreditável. Achei que fosse um jogo físico e então eles me entregaram a ficha de estatísticas e eu disse: ‘Não, preciso do jogo completo.’ Achei que fossem as estatísticas do intervalo. Não olhei a ata e disse: ‘Nossa, dois lances livres para um jogo de basquete. Isso é loucura'”, completou.

Os jogadores também ficaram impressionados com a situação, mas segundo Damian Lillard, a tendência é que o jogo ficar cada vez mais corrido, com menos marcações de faltas.

“Foi estranho, mas parece ser a tendência. As faltas não fazem mais parte do jogo. É como se eu tivesse momentos em que pensei que estava sofrendo uma falta e houve outros momentos em que fiquei surpreso por uma falta não ter sido marcada contra mim, onde eu poderia esbarrar em alguém ou tocar no braço de alguém e eles não marcarem”, disse o astro, naquela ocasião.