Chris Paul alcança marca histórica de assistências na NBA
As 11 assistências de Chris Paul contra o Los Angeles Lakers, na última terça-feira (12), entraram para a história da NBA. O veterano do San Antonio Spurs bateu a marca de 12 mil e fica atrás apenas de dois ídolos no quesito.
O líder é John Stockton, que é uma lenda no Utah Jazz, e soma incríveis 15.806 assistências. Já o segundo colocado é Jason Kidd, que atuou em Dallas Mavericks, Phonix Suns e New Jersey Nets, e tem 12.091 na estatística. Ele, inclusive, é o atual técnico do Mavs.
Já aos 39 anos, parece improvável que Paul vá superar o líder, mas a medida que a temporada caminha, passar Kidd parece ser bastante viável. Atualmente, o veterano acumula médias de 8,4 assistências por noite. Além disso, também contribuiu com 10,4 pontos e 3,7 rebotes. Na fase defensiva, anotou 1,4 roubos de bola.
Além do Spurs, o veterano passou por New Orleans Hornets (hoje Charlotte), Los Angeles Clippers, Houston Rockets, Oklahoma City Thunder, Phoenix Suns e Golden State Warriors. Individualmente, acumula 12 seleções para o All-Star Game e liderou a liga em assistências por cinco temporadas.
Cabe destacar, no entanto, que CP 3 ainda está em busca do primeiro título da NBA na carreira. O mais próximo foi um vice-campeonato do Suns, em 2020-21. A equipe perdeu nas finais por 4-2 para o Milwaukee Bucks.
Agora, no Spurs, busca novamente o feito. A franquia está com uma marca de 6-8 neste começo de temporada da NBA e é o 12º no Oeste.