Como foi o desempenho da Seleção Brasileira de Basquete em 2024? Veja retrospecto

A Seleção Brasileira de Basquete teve um desempenho satisfatório em 2024. O país conseguiu a classificação para os Jogos Olímpicos de Paris e não fez feio na competição, caindo apenas para os Estados Unidos nas quartas de final. Confira o saldo do retrospecto da equipe de Aleksandar Petrovic.

Para chegar ao confronto contra o Dream Team, foi preciso superar algumas etapas difíceis. A primeira delas foi o pré-olímpico, em Riga, na Letônia, onde Brasil tinha Montenegro e Camarões na fase de grupos.

Após vencer os europeus na estreia, a seleção precisou de muito esforço para evitar um revés por 15 pontos para os camaroneses, o que deixaria o país de fora da próxima fase. O resultado foi de vitória para os africanos por 77 a 74 e as duas equipes se classificaram às semifinais.

Na primeira eliminatória, o Brasil derrotou Filipinas por 71 a 60 e se garantiu na decisão. Seria necessário vencer para não ficar ausente dos jogos de Paris. Caso isso acontecesse, seria a segunda vez consecutiva que o país não se classificaria para as Olimpíadas.

Na final, a Seleção Brasileira venceu a Letônia sem dificuldades por 94 a 69 e colocou o elenco tupiniquim em um difícil grupo com Alemanha, França e Japão.

Nos Jogos Olímpicos 2024, o Brasil perdeu para França e Alemanha. Para ainda ter chances de avançar, o time de Aleksandar Petrovic tinha que vencer e ainda depender de outras combinações para avançar. E foi o que aconteceu.

A Seleção bateu o Japão por 102 a 84 e a margem de 18 pontos ajudou nos critérios de desempate e assim carimbou a classificação.

Nas quartas, a Seleção Brasileira não teve forças para superar os Estados Unidos que tem, de longe, a nação mais forte no basquete mundial. 122 a 87 foi o placar, mas mesmo assim a equipe saiu de cabeça erguida. Com a eliminação, o Brasil terminou as Olimpíadas em oitavo lugar.

No final de novembro, com vitória sobre Uruguai e Panamá, o Brasa também garantiu uma vaga na AmeriCup de 2025.