Como o Lakers pode evitar afundar se LeBron James se aposentar?

Se o Los Angeles Lakers já tinha muito o que lamentar após ser varrido pelo Denver Nuggets, nas finais da Conferência Oeste, as insinuações de LeBron James de que pode se aposentar no meio do ano caíram como um baque na equipe de L.A. E agora os Lakers precisam encontrar uma solução rápida, caso o astro mantenha sua decisão de se retirar das quadras.

Muitos na NBA apostam que LeBron não se aposentará tendo ainda dois anos restantes em seu contrato, que daria a ele US$ 97,6 milhões caso cumpra o vínculo com os Lakers. Mas há um entendimento de que ele pode mesmo se afastar das quadras se não estiver se sentindo motivado.

“Ele vai se adequar na temporada que vem”, afirmou um executivo da Conferência Oeste. “Ele apenas mudou a conversa. Agora não estamos falando de uma varredura; estamos falando de LeBron e da aposentadoria. Ele adora controlar a narrativa”, completou.

Entretanto, há quem diga na NBA que a declaração de LeBron nada mais é do que um princípio de uma campanha para influenciar Rob Pelinka a ir atrás de Kyrie Irving, antes que astro decida de forma definitiva a sua permanência no Dallas Maveriks para a próxima temporada.

“Dá uma semana. Vamos ver se ele está dizendo a mesma coisa”, disse um outro executivo da NBA.

E se LeBron James aposentar?

Caso a decisão de James seja aposentar mesmo e acabou, o passo mais provável dos Lakers seria colocá-lo na lista de aposentados voluntários da NBA. Desta forma, ele abriria mão de seu salário e não poderia assinar com outra equipe durante um ano, se ele voltar atrás posteriormente

Mesmo James sendo insubstituível, os Lakers poderiam buscar um substituto dentro do próprio elenco. Ou seja, Anthony Davis passaria a ser o líder da equipe; uma vez que, quando James esteve fora por conta de uma lesão no pé, Davis e Austin Reaves deram conta do recado e mantiveram a equipe à tona, permitindo a pós-temporada.