Como os jogadores são escolhidos para o Hall da Fama da NBA?

Certamente, você já ouviu falar do Hall da Fama da NBA. Essa é uma honraria fornecida a todos aqueles que fizeram (ou fazem) a história da NBA acontecer. A maioria dos gloriados são jogadores, mas treinadores, árbitros e outras personalidades importantes também estão presentes no Hall. Mas você sabe como é feita a escolha dos atletas para o Hall da Fama? Bem, vou logo adiantando que se trata de um processo bem criterioso.

Hall da Fama da NBA
Michael Jordan, um dos astros que fazem parte do Hall da Fama da NBA

A primeira coisa que deve ser obrigatória para um jogador entrar no Hall é ele ter se aposentado das quadras por, pelo menos, quatro anos. Assim, todos os seus feitos vão ser analisados através do tempo. Tudo o que ele ganhou na NBA – sejam conquistas individuais, sejam coletivas – conta bastante, como títulos da Liga, eleições de MVP e estatísticas que comprovem que se trata de um(uma) atleta de alta categoria.

Depois de toda a análise desses critérios, entra em cena uma votação. Jornalistas e especialistas analisam as carreiras e os impactos de cada um daqueles jogadores, vendo o que cada um deles representa para a NBA. É realizada uma cerimônia que premia os escolhidos naquela noite de votação, e eles instantaneamente são inseridos no cobiçado Hall da Fama da NBA.

A votação é justa e transparente. O Comitê de Seleção é composto por personalidades da mídia, outros membros do Hall da Fama, além de historiadores do basquete. Todas as conquistas do indicado são analisadas e após uma varredura meticulosa, os eleitos têm as suas carreiras consagradas com a nomeação para o Hall.

Alguns nomes que fazem parte do Hall da Fama da NBA

Ídolos já fazem parte dessa seleta lista, como Shaquille O’Neal, Kareem Abdul-Jabah, Michael Jordan e Magic Johnson. E tem brasileiros na lista! Mesmo sem terem atuado na NBA, Oscar Schmidt e Hortência Marcari estão presentes na gloriosa lista.

E a lista acabou de ficar maior, já que outros atletas cujas carreiras foram consolidadas acabaram de ingressar no Hall da Fama da NBA. Estamos falando de Pau Gasol (Los Angeles Lakers), Dwyane Wade (Miami Heat) e Dirk Nowitzki (Dallas Mavericks).