Confederação Brasileira de Basketball tem novo presidente eleito

A Confederação Brasileira de Basketball elegeu, nesta quarta-feira (25), o novo presidente da entidade. Marcelo Sousa, que estava no cargo de diretor executivo, assume até 2029. Fábio Deschamps será o vice-presidente. A cerimônia aconteceu no Centro de Treinamento Olímpico do COB, no Rio de Janeiro.

“Muito emocionado e feliz com essa eleição, com a aclamação, o que mostra o trabalho muito bem-feito nesses últimos oito anos. Agradecer a confiança do colégio eleitoral, das federações, que colocam essa nave mãe sempre em primeiro lugar”, disse o novo presidente, após a aclamação.

Guy Peixoto, eleito em 2017, completa os dois mandatos até o final do ano. O atual mandatário esteve presente na aclamação e também falou sobre a sua gestão.

“Entramos pela porta da frente e oito anos depois vamos sair pela porta da frente. Uma confederação sem corrupção, sem o nome em escândalos de desvio de verba do esporte. Com vitórias na quadra, reveses também, mas muita garra de sempre fazer o melhor. Obrigado pela confiança nesses oito anos”, destacou.

Um dos grandes feitos na era Peixoto foi, sem dúvidas, a volta da Seleção Brasileira as competições internacionais. O país estava suspenso pela FIBA desde 2016 por problemas administrativos, mas voltou a disputar as Olimpíadas em 2024 após oito anos.

Em 2025, a expectativa se volta para as relações com a LNB (Liga Nacional de Basquete), entidade que organiza o Novo Basquete Brasil (NBB), a principal competição de basquete em solo nacional. A LNB e o CBB romperam relações no ano passado e com isso, o NBB perdeu a chancela de campeonato nacional.

Devido a isso, nesta temporada, a Liga Sul-Americana não contou com a presença de times brasileiros e a Champions League das Américas também vive essa ameaça.