Confirmado: Antigo jogador da NBA terá camisa aposentada
A equipe de basquete masculino da Universidade de Connectcut (UConn), anunciou nesta terça-feira, 30, que a camisa de número 32 será aposentada em homenagem a Richard Hamilton, o “Rip Hamilton”. A homenagem será feita em uma cerimônia que vai ser realizada no intervalo da partida entre a UConn e o Villanova, no dia 24 de fevereiro.
Agora, Hamilton vai se juntar a Ray Allen (camisa 34) como os únicos jogadores de basquete masculino que tiveram suas camisas aposentadas no Pavilhão Gampel. Ao todo, “Rip” Hamilton disputou três temporadas com a camisa da UConn, sendo um dos maiores pontuadores da equipe, acumulando 2.036 pontos na carreira e ficando atrás apenas de Chris Smith (2.145) entre os maiores pontuadores de todos os tempos da Universidade.
Pela equipe universitária, ele conseguiu diversas premiações individuais e em equipe: foi eleito em duas ocasiões como All-American, além de ter sido eleito o Jogador do Ano do Big East (ambas em 1998 e 1999). Também em 99, ganhou o Campeonato Nacional com a franquia, tendo sido eleito o MVP da Final Four.
Carreira de “Rip” Hamilton na NBA
Depois de anos de destaque no basquete universitário, ele teve sua oportunidade na NBA, maior liga de basquete do mundo. Hamilton foi a sétima escolha geral do Washington Wizards em 1999, depois de ter ganhado as premiações com a UConn. Em 14 anos de carreira, defendeu ainda o Detroit Pistons e o Chicago Bulls, onde se aposentou em 2013.
Seu momento de destaque foi defendendo as cores do Detroit Pistons, onde ficou por nove temporadas e ganhou o título da NBA na Temporada 2003/2004. Ao todo, foram 921 partidas da Temporada Regular, com médias de 17.1 pontos, 3.1 rebotes e 3.4 assistências.