Conheça a história do lendário tênis que foi BANIDO da NBA

A NBA é a principal liga de clubes de basquete do mundo. Com 77 anos de história, muita coisa já foi vista de 1946 pra cá, como jogadores históricos, times imbatíveis, jogadas sensacionais e até mesmo acessórios que foram banidos. E um dos banimentos que ficou mais marcado na história da Liga foi a de um lendário tênis.

Sim, estamos falando do ‘Air Jordan’, um dos calçados mais emblemáticos da história da NBA que marcou o ano da chegada de Michael Jordan na principal liga de basquete quando foi draftado pelo Chicago Bulls. Mas por que o calçado foi banido?

Banido da NBA, esse é um dos modelos do 'Air Jordan', calçado que foi usado pela lenda Michael Jordan
Banido da NBA, esse é um dos modelos do ‘Air Jordan’, calçado que foi usado pela lenda Michael Jordan

O regulamento da NBA em 1984 (quando Jordan debutou na Liga), dizia que o calçado esportivo de um atleta “não apenas deve coincidir com os seus uniformes, mas também com os calçados utilizados pelos seus companheiros de equipe”. Só que Jordan usou um modelo próprio, nas cores vermelho e preto. Isso não seria problema quando a equipe jogava com os uniformes dessas cores, mas os Bulls também usavam uniformes brancos e era aí que o calçado ia contra a regra.

Jordan era apenas um jovem com talento, mas muita gente não imaginava que ele fosse despontar como um dos maiores nomes da história da NBA. E o fato de ele usar um calçado exclusivo incomodou a NBA, que resolveu aplicar uma multa de US$ 5 mil para cada vez que Jordan usasse o calçado.

Nike foi contra a NBA e resolveu a situação da sua maneira

A Nike era a responsável por produzir o calçado que ficou marcado para a história da Liga e acreditava no potencial de Jordan e, consequentemente, no sucesso que o calçado poderia ter no mercado. O que a empresa fez? Resolveu bancar as multas e fez com que Jordan usasse do calçado sem precisar gastar um centavo do seu bolso.

A NBA não gostou do atrevimento e replicou, afirmando em comunicado que “as regras não devem ser violadas”. Mas isso só deu mais combustível para a confusão, já que a Nike lançou uma campanha publicitária fortalecendo a parceria e o comercial, com Jordan usando o calçado, afirmava que “o proibido sempre é mais atraente”.

O ‘Air Jordan’ fez tanto sucesso que fez com que a Nike assinasse um contrato vitalício com Jordan e o astro arrecada anualmente cerca de US$ 2.3 bilhões.