Conheça a regra: Quantos tempos cada time pode pedir na NBA?

A NBA é reconhecidamente a maior liga de basquete de clubes do mundo. Acompanhada por uma diversidade de fãs ao redor do mundo, sua importância é tão grande que ela possui algumas regras próprias que diferem das seguidas pelas competições FIBA (Federação Internacional de Basquetebol).

E uma das dúvidas mais recorrentes de quem acompanha o basquete está no fato de quantos tempos técnicos cada equipe pode solicitar, já que essa é uma das regras que possui divergência quanto as seguidas pelas competições que usam as regras FIBA. Com a ajuda do portal ‘Lance!’, explicamos para você como funcionam as pausas na NBA.

As franquias podem solicitar seis tempos técnicos no decorrer do jogo. Tais pausas tem a duração de 1 minuto e 40 segundos, que são os chamados “intervalos de 100 segundos”. Por isso, é comum observarmos em algumas transmissões que os canais responsáveis por transmitir os jogos aproveitam as pausas para dar um intervalo em sua programação.

Quando uma partida da NBA vai para a prorrogação, as equipes ganham mais dois tempos técnicos extras, que variam entre 60 a 100 segundos.

E como funcionam os intervalos de competições FIBA que são diferentes dos da NBA?

Nas competições FIBA, a regra é um pouco mais complexa. As equipes podem pedir cinco tempos técnicos. O número é menor porque o tempo total das partidas também é menor, já que as partidas da NBA duram 48 minutos e na FIBA, 40. Acontece que as equipes podem solicitar apenas dois tempos técnicos no primeiro tempo e três tempos no segundo.

As pausas possuem duração de até 60 segundos. Outra coisa a se reparar é que nos dois minutos finais de partida, as equipes podem pedir apenas dois tempos técnicos, algo que não acontece na NBA, já que os tempos as vezes são estratégias dos treinadores para organizar jogadas, como no final das partidas.