Cooper Flagg: Veja com quem o prospecto se parece na NBA
Cotado para ser a primeira escolha do próximo Draft da NBA, Cooper Flagg tem despertado a atenção de várias franquias da liga norte-americana. Aos 18 anos, o garoto assumiu com facilidade o protagonismo da Duke nos últimos meses. Embora tenha desperdiçado a chance de faturar o título universitário, o jogador não descarta adiar seu recrutamento, o que pode prejudicar os planos de vários times.
Segundo análise minuciosa de Jeremy Woo, da ESPN, as atuações de Cooper Flagg têm gerado várias comparações com grandes jogadores da NBA. Mostrando o grande potencial em mãos, o garoto foi lançado no mesmo rol ocupado por Jayson Tatum, Kawhi Leonard, Lamar Odom, Scottie Pippen e Andrei Kirilenko.
“Cooper Flagg é um ótimo defensor, capaz de mudar o jogo com sua altura, esforço e inteligência. Ele sempre foi um grande defensor, enquanto seu ataque foi evoluindo ao longo do tempo. Isso é bem similar ao que Kawhi Leonard teve no início de sua carreira na NBA, mas que tinha várias qualidades úteis. Então, virou uma grande força nos dois lados da quadra”, disse o executivo.
Contudo, a comparação que mais repercutiu foi com Scottie Pippen. Aposentado das quadras após colocar seu nome em franquias como Chicago Bulls, Houston Rockets e Portland Trial Blazers, o ex-ala tem qualidades que podem ser vistas em Cooper. Segundo o dirigente, ainda é cedo para projetar o garoto como astro, mas tem potencial para atingir tal façanha.
“Eu vejo Scottie, pois ele podia ser o número um do Bulls e fez isso quando Michael Jordan saiu da NBA. Mas com Jordan, Pippen era, por muito, o melhor número dois da liga. Eu sinto que Cooper Flagg pode ser um grande número dois na NBA, um pouco diferente de seu papel em Duke. Mas isso se ele tiver ao seu lado um jogador nível top 10 para vencer. Claro que ele pode me provar o contrário, mas eu não o vejo como número um de um time que brigue pelo título”, explicou.
Futuro do Draft da NBA
A nível de conhecimento, Flagg completou 37 jogos com o Duke na atual temporada. Seus números impressionam devido à disparidade entre os demais adversários. Em síntese, o possível destaque da NBA acumulou médias de 19.2 pontos, 7.5 rebotes, 4.2 assistências, 1.4 roubo de bola e 1.4 toco em cerca de 30 minutos por noite. Em contrapartida, acertou 38.5% dos arremessos de três.
Enxergando a necessidade de ajustar alguns desempenhos em quadra, Cooper Flagg chegou a afirmar existir a possibilidade de adiar seu Draft para 2026. A revelação causou desconforto entre as franquias que sonham com o desembarque do garoto. Porém, nenhum martelo foi batido e o jovem promissor pode estar atuando na próxima temporada da NBA ao lado de grandes astros.