Corinthians dá uma de Grêmio e inaugura estátua de ídolo
A manhã desta quinta-feira, 9 de novembro, foi especial para o Corinthians e para um dos grandes ídolos do basquete do time. A equipe paulista inaugurou um busto do ídolo Wlamir Marques, ídolo do basquete nacional e que foi uma das figuras mais importantes da equipe corintiana. O busto está localizado em frente ao ginásio que também leva o seu nome.
O “Diabo Loiro”, como era carinhosamente conhecido, esteve presente no evento que contou com a presença do Presidente do Corinthians, Duilio Monteiro Alves, além de Carlos Henrique Ros Salas, diretor de esportes da equipe. Na parte de baixo do busto, tem uma placa indicando as principais conquistas do ídolo com a camisa do Corinthians.
A homenagem lembra o que o Grêmio fez com Renato Gaúcho, que em 2019 homenageou o grande ídolo e atual treinador da equipe com uma estátua localizada em frente à Arena onde o time gaúcho manda os seus jogos.
Carreira de Wlamir Marques, ídolo do Corinthians
Ele chegou ao time do Parque São Jorge em 1964 e a negociação pelo atleta foi um pouco incomum: para contar com o jogador, Vicente Matheus, então presidente do clube, cedeu um jogador de futebol em troca do atleta de basquete.
Ficou no Corinthians até o ano de 1971. Por lá, conquistou diversos títulos como o Campeonato Brasileiro por três vezes, além do Campeonato Sul-Americano em outras três ocasiões. Além disso, foram cinco Campeonatos Paulistas e outros sete Paulistanos.
Na Seleção Brasileira, ele esteve presente nas conquistas da Copa do Mundo de 1959 e 1963, nas quais foi eleito o melhor jogador do Torneio. Das grandes homenagens que recebeu, teve o seu nome inserido no Ginásio de Basquete do Corinthians, além de ter sido nomeado pela FIBA como membro integrante do Hall da Fama do Basquete.