Corinthians é 3 vezes Campeão da “Libertadores” da América

Podemos considerar que o Corinthians é uma equipe três vezes campeã da “Libertadores” da América. Isso porque a equipe brasileira conquistou, em três ocasiões, o Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões de Basquete Masculino, torneio internacional disputado entre os clubes de basquete da América do Sul, que teve seu início em 1946.

O formato da competição era bem similar ao da competição de futebol, com as equipes campeãs e melhores colocadas nas ligas nacionais de cada país, junto com o campeão da edição anterior da competição. Ela foi considerada uma das principais competições da América do Sul, até a chegada dos Jogos Pan Americanos de Clubes, em 1993, e da Liga Sul Americana de Basquete, em 1996.

A última edição foi disputada em 2008 e vários clubes brasileiros já participaram dela ao longo da história. O primeiro time brasileiro a ser campeão foi o Flamengo, que dividiu o título da competição em 1953 com o Olímpia do Paraguai e o Santa Fé da Argentina. O Corinthians conquistou o título em três ocasiões: 1965, 1966 e 1969. Mas não é o brasileiro com o maior número de títulos. Essa marca pertence ao Sírio, com oito conquistas.

Corinthians disputará mais uma edição do NBB

A equipe do Corinthians se juntará a outros tradicionais times e estará na Temporada 2023/2024 do NBB. Inclusive, o time paulista esteve na última disputa do NBB e ficou na oitava colocação da primeira fase. Em 32 jogos disputados, foram 17 vitórias e 15 derrotas, o que rendeu uma vaga nas oitavas de final da competição.

No entanto, o time foi eliminado pelo Unifacisa, equipe que havia terminado a primeira fase na nona colocação. O placar geral do confronto foi de 2×0. Um dos principais destaques da equipe foi o ala Thomas que, em 34 jogos disputados, marcou 578 pontos.