Corinthians é Tetra Campeão do Campeonato Brasileiro
Quem acompanha a história do esporte brasileiro, deve saber que o Corinthians é uma das equipes que conquistou vários títulos em toda a sua trajetória. A equipe de basquete já foi casa de grandes ídolos. O maior deles é a lenda brasileira Oscar Schmidt, maior jogador brasileiro de todos os tempos, mesmo sem ter passado pela NBA. E você sabia que o Corinthians é tetracampeão do Campeonato Brasileiro? Vem entender!
Acontece que a equipe paulista participou de várias edições da Taça Brasil de Basquete, considerado o primeiro grande torneio de basquete de clubes brasileiros. A primeira edição foi em 1965 e o campeonato foi disputado com esse nome até 1989. O Corinthians, inclusive, foi o grande campeão das duas primeiras edições do torneio (65 e 66). Em ambas, vitória sobre o Vasco da Gama. O outro título veio em 1969, ante o Sírio.
Esses três títulos se juntam a conquista do Campeonato Nacional de Basquete Masculino, competição que sucedeu a antiga Taça Brasil e antecedeu o Novo Basquete Brasil (NBB). O Corinthians foi campeão em 1996 ante o seu chará, o Corinthians do Rio Grande do Sul (atual União Corinthians). Por sinal, essa viria a ser a última grande conquista da equipe paulista no basquete nacional.
Corinthians busca redenção no NBB
Presença frequente no Novo Basquete Brasil, o Corinthians está em busca do seu quinto título de Campeonato Brasileiro (o primeiro com o nome NBB). A última temporada não foi a dos sonhos do torcedor corintiano. A equipe até conseguiu a classificação para os playoffs, já que terminou a primeira fase em 8°, com 17 vitórias e 15 derrotas em 32 partidas.
No entanto, o desempenho fez com que a equipe paulista tivesse que disputar as oitavas de final dos playoffs e o time teria que passar pelo Unifacisa, equipe paraibana que tinha terminado a fase classificatória em 9°. Na melhor de três, os paulistas foram surpreendidos e derrotados por 2×0 na série, dando adeus à competição de forma precoce.
Na próxima temporada, sob o comando do argentino Sílvio Santander, o Corinthians espera que consiga obter um melhor desempenho já no Campeonato Paulista e também, ter condições de brigar contra as cabeças no NBB.