Craque da Copa do Mundo: Em quais times Dennis Schroder já jogou?
No último final de semana, a Alemanha conquistou o título inédito da Copa do Mundo de Basquete, após vencer a Sérvia na grande decisão. Principal nome da equipe, o armador Dennis Schroder foi eleito o MVP da competição.
Aos 30 anos de idade, Schroder acertou recentemente sua transferência para o Toronto Raptors, em um contrato de dois anos, estipulado em US$ 26 milhões (aproximadamente R$ 126 milhões).
O armador iniciou sua carreira no Phantoms Braunschweig, da Alemanha, no ano de 2010. Tratado como uma das grandes promessas do basquete de seu país, Schroder foi eleito o jogador que mais evoluiu e o melhor jogador jovem alemão na temporada de 2013 da liga local.
O desempenho do armador chamou a atenção dos olheiros da NBA espalhados pela Europa. Muito por conta disso, Schroder foi selecionado pelo Atlanta Hawks na 17ª escolha do Draft de 2013.
Na franquia da Geórgia, o alemão disputou cinco temporadas do melhor basquete do mundo. Sem muito destaque em seu primeiro ano, Schroder só conseguiu seu espaço no time a partir da temporada de 2014-15. Reserva imediato de Jeff Teague, o armador era peça importante no bom time do Hawks, que teve sucesso naquele ano.
Com a saída do antigo titular, o então camisa 17 assumiu o comando da armação da equipe a partir da temporada 2016-2017. Em termos de números, os anos no Hawks foram os melhores da carreira de Schroder. Com média de 19,4 pontos, o alemão se consolidou como um dos principais jogadores da equipe, que estava entrando no processo de reconstrução.
Apesar do bom desempenho, Schroder acabou trocado para o Oklahoma City Thunder em 2018. Na condição de reserva imediato de Russell Westbrook e Chris Paul, o armador teve bons anos e terminou em segundo lugar na votação de Sexto Homem do Ano daquela temporada.
Com a ascensão de Shai Gilgeous-Alexander em OKC, Schroder acabou perdendo um pouco de espaço na equipe e foi trocado para o Los Angeles Lakers. Durante a temporada de 2020-21, o jogador foi o principal armador da equipe, que também contava com Anthony Davis e LeBron James. Com uma campanha irregular, o time foi eliminado para o Phoenix Suns, ainda na primeira rodada dos playoffs.
Naquela que vinha a ser a pior temporada de Schroder, o jogador assinou com o Boston Celtics, onde ficou apenas até fevereiro, quando foi enviado para o Houston Rockets. Na franquia do Texas, disputou apenas 15 jogos, sem muito destaque.
Logo depois, o alemão retornou para o Lakers em um contrato de um ano. Alegando que tinha negócios não finalizados na franquia, Schroder recusou ofertas mais vantajosas de outros times para voltar a atuar ao lado de LeBron e cia. Apesar do bom ano, a equipe não conseguiu mais um título e acabou eliminada nos playoffs pelo campeão Denver Nuggets.
Após alguns anos com contratos curtos e pouco vantajosos financeiramente, o armador optou por assinar com o Toronto Raptors, onde irá atuar na próxima temporada do melhor basquete do mundo.