Cruzeiro vai disputar a próxima temporada do NBB?

A temporada de 2022-23 do Novo Basquete Brasil, o NBB, terminou com o segundo título consecutivo do time de Franca, que venceu o São Paulo em uma final emocionante. A próxima edição da liga brasileira começará em breve e uma dúvida ronda a cabeça dos torcedores do Cruzeiro, que é o atual campeão do Campeonato Brasileiro da CBB (Confederação Brasileira de Basquete).

Essa dúvida está justamente porque o time mineiro venceu o campeonato da CBB, porém isso não dá a vaga para o NBB, o que acontece quando se ganha o Campeonato Brasileiro organizado pela Confederação Brasileira de Basquete é uma vaga no torneio Sul Americano.

A única chance de o Cruzeiro conseguir permissão para disputar o NBB é se ele conseguir arcar com as necessidades financeiras que a LNB, que é quem organiza o Novo Basquete Brasil, exige para um time se filiar a ela. Caso consiga, o time mineiro ainda teria que criar uma equipe sub-22 para poder disputar a Liga de Desenvolvimento.

NBB corre risco de acabar

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) retirou, na última quinta-feira (29), a chancela da Liga Nacional de Basquete (LNB). Por isso, o Novo Basquete Brasil (NBB), organizado pela LNB, perde a condição de torneio nacional.

“Informamos que não são mais competições oficiais do Sistema CBB ou FIBA toda e qualquer competição que venha a ser realizada e/ou organizada pela LNB, como o NBB e a LDB”, diz parte do documento assinado por Guy Rodrigues Peixoto Junior, presidente da CBB.

A relação entre LNB e CBB não é das melhores. A confederação (que administra também Seleções Brasileiras e a Liga de Basquete Feminino – LBF) chancela o NBB, mas desgastes já apontavam para um rompimento formal.