Descubra as datas e como será o sistema de disputa do basquete nas olimpíadas 2024
Quem conseguirá contestar a supremacia dos Estados Unidos no basquete? A nação não deixa o topo do pódio desde os Jogos de Atlanta em 1996 no torneio feminino e em Pequim 2008 no masculino. No entanto, algumas seleções têm progredido nos últimos anos.
O primeiro desafio consiste em assegurar uma vaga nas Olimpíadas, uma empreitada longe de ser fácil. Descubra os detalhes sobre o processo de qualificação para o basquete nos Jogos de Paris em 2024 onde apenas 12 equipes participarão dos torneios masculino e feminino.
No torneio masculino, a França já tem vaga garantida como país-sede, enquanto sete vagas serão disputadas na Copa do Mundo de 2023. Os dois melhores das Américas (Estados Unidos e Canadá), os dois melhores da Europa (Alemanha e Sérvia), o líder da África (Sudão do Sul), o principal da Ásia (Japão) e o líder da Oceania (Austrália) têm passagem garantida.
As outras quatro vagas serão decididas em quatro torneios, cada um envolvendo seis países, realizados pouco antes dos Jogos Olímpicos. O Brasil, que foi eliminado nas quartas de final da Copa do Mundo, participará dessa fase de qualificação em 2024.
No torneio feminino, os Estados Unidos garantiram vaga por vencerem a Copa do Mundo de 2022, e a França por ser o país-sede. As demais vagas serão disputadas em quatro torneios classificatórios, cada um com a participação de quatro equipes de diversos continentes. Os três primeiros colocados de cada torneio conquistarão a vaga. O último lugar será decidido pela organização.
Quando e como será a disputa do basquete nas olimpíadas?
As partidas de basquete ocorrerão de 27 de julho a 11 de agosto de 2024. As etapas preliminares serão realizadas no estádio Pierre Mauroy, em Lille. Já a fase final está programada para acontecer na Arena Bercy, em Paris, a partir de 6 de agosto.
As 12 equipes serão distribuídas em três grupos de quatro equipes cada. Os dois melhores de cada grupo, juntamente com os dois melhores terceiros colocados, avançarão para a próxima fase. Os emparelhamentos das quartas de final serão determinados por sorteio, e as eliminatórias serão decididas em uma única partida. Os times que não avançarem para a final terão a oportunidade de disputar a medalha de bronze após as semifinais.