Doc Rivers abre o jogo e faz revelação sobre troca que agitou a NBA
Os grandes fãs da NBA que acompanham tudo sobre a Liga de Basquete norte-americana devem se lembrar de uma das trocas que mais causou impacto na história da competição. Shai Gilgeous-Alexander era um jovem armador em ascensão e tinha feito uma excelente temporada de estreia pelo Los Angeles Clippers em 2018/2019. Mas a sua passagem pela franquia durou apenas um ano.
Isso porque ele foi envolvido em uma troca para o Oklahoma City Thunder que levou Paul George para os Clippers, como uma exigência feita por Kawhi Leonard. O ala estava de mudança para Los Angeles mas uma das condições impostas pelo então campeão da NBA pelo Toronto Raptors era a de jogar com um outro astro em LA. E o escolhido foi George, All-Star que vinha de grande passagem pelo Indiana Pacers e pelo próprio OKC.
O treinador dos Clippers na época era Doc Rivers e ele participou recentemente do podcast de Bill Simmons, do portal ‘The Ringer’, onde falou sobre a troca. Apesar de considerar Gilgeous-Alexander um armador bastante promissor – algo que ele comprova temporada após temporada – Rivers afirmou que o acordo precisava acontecer.
“Cara, eu vou ser honesto com você. Eu tentei evitar a troca dele. Não tem nada a ver com Paul George. Afinal, eu queria tê-lo no meu time. Mas também não queria abrir mão de Shai. O porém é que ele era nosso melhor ativo naquela situação. Convencer o Thunder a nos enviar George, sem envolver Gilgeous-Alexander, era muito difícil. Kawhi queria jogar com Paul, mas eu disse que o jovem era um futuro astro. Mas é o que é”, afirmou Rivers.
Doc Rivers bem que tentou, mas não deu um título para os Clippers
O veterano treinador havia sido campeão da NBA uma vez, em 2008, quando levou o Boston Celtics para a sua 17° conquista da história. E ele queria ser campeão pelos Clippers, que estão em uma constante busca pelo tão sonhado título. Rivers participou do processo de construção da equipe de Los Angeles rumo ao título e foi responsável por aprovar a vinda de diversos craques.
Chegaram nomes como Kawhi, George, Chris Paul e tantos outros. Mas a passagem de Rivers pela equipe, que terminou em 2020, não rendeu sequer um título de Conferência para a equipe. Após sair da equipe, o veterano comandou o Philadelphia 76ers até a última temporada e agora está sem clube.
Este ano, o time de Los Angeles trouxe James Harden para compor o time de estrelas e segue nessa luta para ter o seu primeiro título de NBA. Atualmente, a equipe ocupa apenas o sétimo lugar do Oeste com uma campanha 13-10. Depois de um início ruim, a equipe está atualmente com uma sequencia de cinco vitórias consecutivas.