Dono do Celtics surpreende ao trocar a franquia pelo Los Angeles Clippers

Algumas histórias da NBA são muito curiosas quando descobrimos suas existências, como por exemplo, você sabia que, em 1978, os donos do Boston Celtics e do Los Angeles Clippers (então Buffalo Braves) trocaram de franquia? Isso mesmo, o Boston Celtics estava envolvido em uma troca de propriedade há menos de cinco décadas.

Em abril de 1972, Irving Levin e Harold Lipton compraram o Boston Celtics por US$ 3,7 milhões. O negócio do basquete não era nada perto do que é nos dias de hoje, e a marca Boston Celtics não era tão valiosa quanto é agora, e Irving Levin queria ter uma equipe na Califórnia e queria transferir o Celtics para lá.

A NBA, no entanto, nunca permitiria isso, então Levin inventou um plano para conseguir tal feito. O plano foi acordado pela liga, com a disposição de que os Braves fossem autorizados a se mudar para San Diego, onde se tornariam os Clippers (eventualmente eles se mudariam para Los Angeles depois de serem comprados por Donald Sterling).

Donos de Celtics e Clippers trocaram de franquia

As trocas de franquias e de jogadores causaram muita polêmica na época. A mídia de Boston sentiu como se o Celtics desistisse demais na troca, e o presidente do Celtics, Red Auerbach, não teria sido consultado sobre nenhuma das jogadas (ele ameaçaria sair, mas acabou permanecendo na equipe).

Além disso, Celtics e San Diego Clippers concordaram com uma grande troca – Freeman Williams, Kevin Kunnert e Kermit Washington por Tiny Archibald, Billy Knight e Marvin Barnes.