Dono do Phoenix Suns quer trazer equipe de outro esporte para cidade

O Arizona Coyotes se foi, mas pode não demorar muito para que a NHL retorne a Phoenix se o dono dos Suns, Mat Ishbia, estiver falando sério. Ishbia, um bilionário que comprou os Suns de Robert Sarver em fevereiro de 2023, revelou recentemente seu interesse em trazer o hockey de volta ao deserto após a mudança dos Coyotes para Salt Lake City e a renomeação para Utah Hockey Club.

“Definitivamente, vou fazer parte da comunidade, e se eu puder ajudar a trazer o hockey de volta, vou considerar isso”, disse Ishbia ao Sportico. “É algo que me interessa muito. É uma cidade de quatro esportes. Estou decepcionado por não termos um time de hockey, mas entendo o que aconteceu e vamos tentar consertar isso um dia.”

Por que os Coyotes deixaram o Arizona?

A maior barreira para os Coyotes foi a arena onde o time jogava. De 1996 a 2003, os Coyotes jogaram na America West Arena, agora chamada Footprint Center, que também é a casa dos Suns. Em 2003, os Coyotes se mudaram para a Glendale Arena (agora chamada Desert Diamond Arena) em Glendale, nas proximidades, onde o time jogou até 2022.

Após a cidade de Glendale anunciar que não renovaria o contrato de arrendamento dos Coyotes, o time foi forçado a jogar no Mullett Arena, com capacidade para apenas 5.000 lugares, em Tempe. Essa arena é a casa do time de hockey da Arizona State University e é um local significativamente menor do que qualquer outra arena da NHL.

Os Coyotes jogaram duas temporadas em Tempe enquanto o proprietário do time, Alex Meruelo, tentava construir uma nova arena específica para hockey. No entanto, os planos não deram certo, e a franquia dos Coyotes foi efetivamente comprada e realocada para Salt Lake City por Ryan Smith, proprietário do Utah Jazz.

O Futuro do Hockey em Phoenix

O futuro dos Coyotes está em aberto, já que Meruelo, que inicialmente manteve os direitos sobre a história e a marca dos Coyotes, os renunciou recentemente após planos de compra de um terreno para uma nova arena não se concretizarem.

Se Ishbia estiver realmente interessado em trazer um time da NHL de volta para Phoenix, a arena pode não ser um problema, considerando que seus Suns já jogam no Footprint Center. “Acho que nossa arena é de primeira classe agora. Eu amo nossa arena”, disse Ishbia. “Mas em algum momento vamos precisar de uma nova arena.”

Quatro Esportes em Phoenix: Um Sonho Realizável?

Ishbia afirmou repetidamente que Phoenix merece ter times dos quatro principais esportes. “Estou desapontado por não termos um time de hockey aqui. É o que tenho a dizer”, disse ele. “Phoenix é uma cidade de quatro esportes. Talvez cinco se você incluir o futebol, mas é uma cidade de quatro esportes. Baseball, football, basketball e hockey. E espero que um dia possamos trazer o hockey de volta.”

Enquanto a cidade aguarda por uma possível nova equipe de hockey, a paixão de Mat Ishbia por garantir que Phoenix seja uma verdadeira cidade de quatro esportes é clara. Com a infraestrutura existente, o dono dos Suns tem um caminho promissor pela frente para realizar esse sonho e devolver o hockey ao coração do Arizona. Fica claro que Ishbia está determinado a retomar a tradição de hockey em Phoenix, esforçando-se para superar obstáculos e finalmente trazer um time de volta à cidade.