Draft comprovou: NBA tem “invasão” de talentos franceses na liga

A primeira noite do draft da NBA aconteceu nesta quarta-feira (26). Uma das partes que ficaram marcadas foi a grande presença de talentos franceses escolhidos, mostrando uma grande internacionalização por parte da liga.

Um levantamento do portal “The Athletic”, mostrou os franceses escolhidos na primeira rodada. Logo na primeira posição, com o Atlanta Hawks, que selecionou Zacharrie Risacher.

Já na segunda posição temos outro francês. Alex Sarr (que em algumas projeções seria a primeira escolha), que foi draftado pelo Washington Wizards. A franquia da capital também escolheu em sétimo lugar no ano passado, Bilal Coulibaly.

Na sexta colocação, o Charlotte Hornets optou pelo ala Tidjane Saluan. Já na posição 25, o New York Knicks pegou o também ala Pacome Dadiet.

“Três das seis principais escolhas eram da França, incluindo as duas primeiras; Dos 14 jogadores que foram nas sete primeiras escolhas nos últimos dois drafts, cinco foram da França. No geral, uma dúzia de jogadores franceses foram escolhidos nos últimos três drafts […]”, apontou o “The Athletic”.

Anteriormente, a NBA contava com apenas dois franceses e que eram atletas de rotação. Nic Batum, de 35 anos, e Rudy Gobert, que se tornou o Melhor Jogador Defensivo do Ano. Nesta temporada, surgiu Victor Wembanyama, que se destacou em seu primeiro ano.

O portal também lembra que os últimos troféus de MVP não foram para americanos, o que mostra que a liga é cada vez mais internacional.

Por fim, a classe do draft 2025 deve reservar mais franceses para a NBA. Nolan Traore, Noa Essengue e Noah Penda, aparecem como os principais nomes.