Dwyane Wade faz comparação de convocação pra NBA com escravidão
Um do grandes jogadores da história recente da NBA, Dwyane Wade fez alguns comentários polêmicos sobre o processo de Draft e a escravidão, durante participação no documentário ‘Gabrielle Union: My Journey to 50’.
“Só pensando, cara. Traga-os aqui e limpe-os. Só para vendê-los, eles ficam marcados. Eu não podia fazer nada além de pensar sobre a maneira como Deus me construiu e como meu físico se encaixa… Bem, você sabe, é como se você fosse para a NBA e seu bio-tipo físico. Meus braços são longos, a constituição do meu corpo, minha capacidade atlética. Foi isso que me convocou… O mesmo processo que mudou a vida e a fortuna da minha família, o mesmo processo que nos escravizou. É a mesma coisa. Limpe e deixe que eles me draftem. É construído com base no mesmo princípio.”, afirmou o ídolo do Miami Heat.
O ex-jogador de Miami Heat, Cleveland Cavaliers e Chicago Bulls não foi o primeiro jogador da NBA a fazer esta comparação. Ao comentar sobre sua amizade com LeBron James, o ala-pivô do Golden State Warriors, Draymond Green também utilizou a escravidão como exemplo.
“Eu recebo muitas críticas… pela maneira como defendo Bron. Eu estar muito feliz por Bron, isso não diminui a luz de Steph. Eu sempre digo às pessoas que você está perdendo uma mentalidade… Eu sempre comparo isso à escravidão, onde eles querem nos colocar uns contra os outros.”, disse Green.
Apesar dos exemplos citados por ambos os jogadores serem verdadeiros em essência, é bastante estranho realizar qualquer tipo de comparação com algo tão grave como o período da escravatura, em que as pessoas sofriam com diversas violações aos direitos humanos.