É possível ser expulso no basquete? Entenda regra

Diferentemente do futebol, o basquete não possuí um sistema de cartões para advertir ou expulsar os jogadores. Ainda assim é possível ver retirado de forma permanente de quadra durante uma partida. Segundo a regra, há três maneiras disso acontecer.

A primeira delas é cometendo a quinta falta durante o jogo. Já a segunda é caso cometa uma atitude antidesportiva, como agredir o adversário, por exemplo. Por fim, a terceira forma de ser expulso é cometendo duas faltas técnicas.

Dessa forma, o jogador acaba “ejetado” (expressão comum nas transmissões de conversas de basquete) da quadra. Diferentemente do futebol, a equipe não fica com um a menos, já que se deve substituir o atleta que foi expulso.

Ser ejetado pode ser uma má ideia na NBA

Ser ejetado de uma partida da principal liga de basquete do mundo pode pesar no bolso. Isso porque algumas regras da liga preveem multas pesadas para atletas indisciplinados. Draymond Green é um exemplo disso, o astro do Warriors já recebeu algumas suspensões devido a seu comportamento e, inclusive, já revelou que perdeu US$ 2 milhões por causa disso.

Na última temporada, o atleta recebeu 12 jogos de suspensão. Além disso, teve que passar por sessões para ajudar a melhorar o seu comportamento dentro de quadra. Depois do período, ele foi reintegrado ao elenco do Warriors.

“Durante o período de sua suspensão, que começou em 14 de dezembro e resultou na perda de 12 jogos, Green completou etapas que demonstraram seu compromisso em adequar sua conduta aos padrões esperados dos jogadores da NBA. Ele participou de reuniões com um conselheiro e se reuniu em diversas ocasiões com representantes da NBA, dos Warriors e da Associação de Jogadores da NBA, ambos os quais continuarão ao longo da temporada”, afirmou a liga, em comunicado, naquela ocasião.