É verdade que a rainha Hortência já marcou 124 pontos em um só jogo?

Hortência Marcari é uma das maiores referências do basquete brasileiro. Ao lado de nomes como Oscar Schmidt, Janeth Arcain e Magic Paula, ela é uma das grandes responsáveis por escrever as linhas da história do basquete brasileiro. Dona de grandes marcas na carreira, ela conquistou diversos títulos em clubes e na seleção brasileira, dentre os principais: Jogos Pan-Americanos de 1991 e Copa do Mundo de 1994, além de ter sido campeã do Mundial Interclubes três vezes e várias conquistas da Taça Brasil.

Hortência Marcari, grande referência do basquete brasileiro
Hortência Marcari, grande referência do basquete brasileiro

Mas um dos fatos de sua carreira chama atenção e é motivo de dúvida de muitas pessoas: é verdade que, em um jogo só, ela chegou a marcar 124 pontos? Pois bem, a história é verdadeira e aconteceu em 1987, quando ela defendia o Minercal, antigo clube de basquete que foi casa de grandes referências do basquete feminino, como Hortência e Janeth, além de nomes como Marta Sobral e Cíntia Tuiú.

A história por trás desse jogo é bem complexa. A equipe de Hortência havia vencido uma partida e perdeu outra por W.O, o que fez com que a equipe não tivesse mais chances de título e tivesse que ir para a disputa do quinto lugar da competição. Só que o adversário era a equipe do Itapetininga, e o elenco do Minercal era muito superior.

Com aquele sentimento de raiva devido ao W.O visto como injusto da partida anterior, as meninas tinham recebido um pedido da diretoria: joguem o máximo que puderem. E assim fizeram. Com uma marcação intensa e movimentos precisos em quadra, o Minercal Sorocaba passou o trator em cima do Itapetininga: o placar foi de incríveis 251×32. Hortência jogou 30 minutos e marcou 124 pontos, maior marca da carreira.

Veja a participação de Hortência no programa “Roda Viva”, onde ela comentou sobre a tal partida