Entidade pode deixar o Corinthians de fora da “Libertadores”

O Corinthians é uma das grandes equipes do basquete, mas poderá se prejudicar por conta das ações de uma entidade. A equipe pode ter sua participação na Basketball Champions League das Américas (BCLA) – a Libertadores do basquete – suspensa, isso por haver um impasse entre a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e a Liga Nacional de Basquete (LNB) quanto à organização do próximo campeonato nacional de clubes, o NBB 16.

Corinthians
Corinthians

A CBB não tem mais a chancela do NBB como a principal competição de clubes do Brasil. Isso faz com que as vagas brasileiras para a competição internacional fossem “despreenchidas”. Levando em conta o desempenho na última temporada, as equipes que obteriam as vagas seriam o Franca (atual campeão do NBB), o São Paulo (vice) e o Flamengo (terceiro colocado).

Não há uma certeza sobre o que acontecerão com as vagas brasileiras para a competição, se serão realmente preenchidas com as equipes que teriam as vagas por direito, ou se haverá algum outro tipo de competição ou forma de dar às equipes brasileiras as vagas. A CBB não quer devolver a chancela do NBB para a Liga Nacional. E enquanto o imbróglio segue, as equipes do Brasil seguem no prejuízo, sem saber o que acontecerá e quem, de fato, participará da “Libertadores do Basquete”.

Próxima edição do NBB contará com o Corinthians e mais 18 equipes

Enquanto aguardam às definições sobre a participação na Champions League das Américas, as equipes brasileiras vão disputando os campeonatos estaduais e ajeitando os elencos para a disputa do NBB 16. A próxima edição vai contar com a volta de equipes tradicionais, como o Botafogo e o Vasco, e será a recordista em número de participantes: 19 no total.

O Corinthians disputou a última temporada do NBB e teve um desempenho razoável. A equipe conseguiu a classificação para as oitavas de final depois de terminar a primeira fase na oitava colocação, com 17 vitórias em 32 partidas. No entanto, o Corinthians sofreu uma dura derrota logo nas oitavas contra o Unifacisa por 2×0 na série.