Equipe norte-americana de basquete anuncia prodígio de 2,37 metros de altura

O time universitário de basquete da Flórida conta com o adolescente mais alto do mundo. Trata-se de Olivier Rioux, que tem apenas 18 anos e incríveis 2,37m de altura. Segundo o Guiness Book, não há ninguém, entre os jovens, maior que ele.

Já era de esperar que ele seria alto, afinal seu pai tem 2,07m, a mãe 1,89m e o irmão 2,10m. Apesar disso, Olivier cresceu bem mais do que se esperava.

Atualmente, o jogador está no Gators, onde seus registros apontam para uma altura de 2,40 metros. A Associação Atlética Universitária Nacional dá a condição aos jogadores de serem medidos utilizando seus calçados, por isso acontece essa pequena diferença de tamanho.

Olivier Rioux nasceu em Terrebonne, no Quebec, Canadá, e iniciou a trajetória no basquete com apenas cinco anos. Aos 12, ele já media impressionantes 2,13 metros. Atualmente, com 2,37m, ele também pesa 131 kg.

O jovem, inclusive, já atua pelas seleções de base do Canadá. Quando criança, chegou a passar por um período no Real Madrid, mas não permaneceu na Espanha.

Ainda assim, Rioux não é o adolescente mais alto da história, o posto pertence a Robert Wadlow, que segundo registros, aos 17 anos tinha 2,45 metros. Os documentos datam de 1935.

Existe uma grande expectativa quanto ao desempenho do canadense. Sabe-se que altura não é sinônimo de habilidade no basquete, mas que o tamanho é um grande elemento para se ganhar vantagem nas jogadas, especialmente dentro do garrafão. Atualmente, o jogador mais alto da NBA é Victor Wembanyama, com 2,24m aos 20 anos.