Equipes brasileiras conhecem adversários da Champions League de basquete
Após rumores de que não participariam, os times brasileiros confirmaram presença na Champions League de Basquete. O sorteio dos grupos aconteceu na última quarta-feira (20). Flamengo, Minas e Franca são os representantes na competição, que começa no dia 11 de dezembro.
O Fla ficou no grupo B ao lado de Boca Juniors, da Argentina, e Toros de Chiriquí, do Panamá. Já o Franca está chave C, junto do atual campeão Quimsa, da Argentina e Biguá, do Uruguai. Por fim, o Minas compõe o grupo D, com Instituto, da Argentina, e Leones de Quilpué, do Chile.
Além disso, a competição também conta com uma chave sem brasileiros. Real Estelí, da Nicarágua, Paisas BC, da Colômbia, e Toros del Valle, também da Colômbia, estão no grupo A.
Como funciona a Champions League das Américas de Basquete?
São quatro janelas de jogos, e as equipes de cada grupo se enfrentam. Os dois melhores de cada chave avançam para as quartas de final da competição. A fase mata-mata é disputada na série de melhor de três partidas.
Após isso, acontece o Final Four (semifinal), que será disputado em jogo único. Quem passar, vai a grande final da BCLA, que deve acontecer em abril do ano que vem.
O campeão da Champions League das Américas garante uma vaga na Copa Intercontinental da FIBA. A edição de 2025 acontece em Singapura e está prevista para o mês de setembro.
Por fim, a participação dos brasileiros na BCLA vem depois de vários rumores negativo. Houveram boatos, inclusive, do cancelamento da competição. O motivo disso é a falta de relação entre a LNB (organizadora do NBB) e a CBB (Confederação Brasileira de Basquete), que tirou a chancela da competição.