Equipes brasileiras vivem expectativa de disputar Champions League de Basquete; veja quais tem direito

Sesi Franca, Flamengo e Minas seguem confiantes em participar da Champions League de Basquete. A competição ainda não confirmou a presença do trio brasileiro e também de times uruguaios. Existe, inclusive, a chance da FIBA cancelar a edição 2024. A informação é da rádio “Itatiaia”.

Segundo a emissora, os dirigentes dos times brasileiros estão com sentimentos positivos quanto ao sorteio da fase de grupos da BCLA (Champions das Américas). Por outro lado, ainda não há uma data para isso acontecer, o que coloca a edição 2024/25 em meio a muitas incertezas.

Na última temporada, por exemplo, a FIBA sorteou os grupos no dia 8 de agosto. Já a primeira janela aconteceu no dia 13 de dezembro. Uma das maiores dores de cabeça da entidade máxima do basquete é a briga entre CBB e LNB, que tirou a chancela do Novo Basquete Brasil (NBB).

Ainda assim, os melhores colocados na competição ganharam o direito de participar da edição seguinte da BCLA. Franca, São Paulo e Flamengo foram os representantes brasileiros e disputaram o torneio continental por meio de um convite.

Agora, com várias indefinições quanto a realização da Champions League das Américas, a FIBA pode adiar a realização ou até mesmo cancelar a disputa. Em 2023/24, o campeonato contou com equipes de Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Venezuela, Nicarágua e México. Canadá, Porto Rico e Panamá também já foram participantes.

Vale ressaltar também que a situação é a mesma para a Liga Sul-Americana (torneio continental de segunda prateleira). Os brasileiros também demonstram otimismo, mas não há certeza de sua presença.

Por fim, resta as equipes seguirem com o foco no âmbito nacional. O NBB, por exemplo, já está em andamento, juntamente com a busca por uma vaga nos playoffs da competição.