Especialistas emitem alerta sobre fenômeno que deve atingir SP
Especialistas em meteorologia alertaram sobre a chegada de uma massa de ar frio que deve provocar queda acentuada de temperatura em São Paulo nos próximos dias. A previsão indica mínimas em torno de 13ºC, o que exige atenção especial para populações em situação de vulnerabilidade, especialmente pessoas em situação de rua.
Em resposta ao fenômeno climático, a Prefeitura de São Paulo iniciou na última quarta-feira (14) a Operação Baixas Temperaturas. A medida tem como principal objetivo oferecer suporte emergencial durante as madrugadas frias. A estratégia central inclui a instalação de dez tendas em locais distribuídos pelas regiões central, sul, norte, leste e oeste da capital.
As tendas funcionam das 18h até à meia-noite. Nestes locais, a população encontra alimentos quentes, como sopa e chocolate quente, além de cobertores. Os pontos de apoio estão localizados na Praça da República e Praça Marechal Deodoro (Centro); Santo Amaro e Capela do Socorro (Sul); Santana e Vila Maria (Norte); Guaianases, Itaquera e Mooca (Leste); e Lapa (Oeste).
Paralelamente, a prefeitura mantém 380 serviços ativos voltados à população em situação de rua, totalizando 280 mil vagas. Estes serviços incluem as chamadas “vilas reencontro” e hotéis sociais, que oferecem abrigo e condições mínimas de segurança e higiene. O objetivo é reduzir os riscos associados à exposição prolongada ao frio intenso, como hipotermia e óbitos.
Prefeitura de São Paulo faz alerta
Apesar da estrutura disponibilizada, parte das pessoas abordadas opta por permanecer nas ruas, utilizando apenas os cobertores distribuídos pela equipe de assistência social. A adesão parcial demonstra desafios na aceitação das medidas por diferentes perfis da população de rua.
A população pode contribuir acionando a Central 156, que funciona 24 horas por dia e permite solicitar a abordagem de pessoas em situação de rua. A ligação é gratuita e dispensa identificação, sendo necessário apenas informar o local aproximado, referências visuais e características da pessoa a ser atendida.