ESPN abre o cofre e investe fortuna pesada no basquete

A ESPN investiu forte no esporte norte-americano. Segundo o portal “Máquina do Esporte”, a emissora acertou um acordo com a National Collegiate Athletic Association (NCAA) na casa dos US$ 920 milhões (cerca de R$ 4,5 bi), o que lhe dá o direito de transmitir mais de 40 torneios esportivos universitários.

No basquete, foram investidos 65 milhões de dólares para a categoria feminina, que também incluí a NCAA Basketball Championship, conhecida como March Madness. O acordo teve uma valorização de 260% em relação ao contrato anterior, firmado em 2011 por 29 milhões de dólares.

O presidente da ESPN dos EUA, Jimmy Pitaro, falou a respeito do novo contrato e também da estratégia da emissora junto a NCAA.

“ESPN e a NCAA têm mantido uma relação forte e colaborativa por mais de quatro décadas, e estamos empolgados que isso continue como parte deste novo acordo de longo prazo. Este acordo também fortalece ainda mais nosso compromisso com os esportes femininos e ajudará a impulsionar nosso crescimento contínuo, incluindo no espaço de streaming, que é fundamental”, declarou o mandatário.

Charlie Baker, presidente da NCAA, também se manifestou sobre a continuidade na parceria com o canal esportivo.

A NCAA trabalhou diligentemente no último ano para garantir que este novo contrato de transmissão ofereça o melhor resultado possível para todos os campeonatos universitários, e em particular para os campeonatos femininos“, afirmou.

Por fim, o novo acordo entre a ESPN e a NCAA tem validade por oito anos. Vale lembrar que ele equivale apenas para a categoria feminina. No masculino, os direitos estão divididos entre CBS e Warner Bros. Discovery.