ESPN decide rebaixar Draymond Green

A ESPN promoveu uma série de mudanças na sua lista com os 100 melhores jogadores da NBA. A lista conta com uma diversidade de astros, jogadores em ascensão e outros grandes nomes que fazem a história da NBA acontecer. E, para a próxima temporada, a emissora já elegeu quem são os 100 principais nomes para a próxima temporada.

Uma mudança importante envolveu o nome de Draymond Green, astro do Golden State Warriors. Na última temporada, ele havia sido elencado como o 43° jogador mais importante para a NBA. No entanto, para este ano, ele caiu 12 posições e ficou como o 55° nome na importante lista elaborada pela emissora de TV fechada.

Draymond Green, um dos líderes do Golden State Warriors
Draymond Green, um dos líderes do Golden State Warriors

O “NBArank” foi elaborado por um extenso painel de especialistas que votaram em confrontos entre jogadores em mais de 15 mil cenários possíveis. Aos profissionais, foi perguntado “Qual jogador será melhor em 2023-24?”, onde eles precisariam prever o desempenho de cada jogador ao longo da temporada.

O que explica a queda de Draymond Green em relação ao último ranking?

De fato, Green continua sendo um dos principais nomes da franquia. Ele é importante defensivamente e até então, considerado um dos líderes da franquia, ao lado de Stephen Curry e Klay Thompson. No entanto, no último ano, o ala-pivô precisou lidar com uma importante questão disciplinar: ele deu um soco em Jordan Poole, então companheiro de equipe, em uma etapa de treinamentos dos Warriors.

Poole deixou a equipe no final da temporada para ir ao Washington Wizards, em uma troca comercial que promoveu a chegada de Chris Paul aos Warriors. Não sabemos, de fato, como as consequências do episódio vão afetar Green no próximo ano, mas o próprio jogador já teria afirmado que apesar de se sentir um líder de equipe, poderia ter momentos em que ele “poderia passar um pouco da linha”.

Os Warriors precisam bastante de Green. Ele já afirmou que não poderia responsabilizar os seus companheiros de equipe em situações como a que o levou a agredir Poole. Casos do tipo costumam afetar o ambiente da equipe e podem explicar o fato de que os Warriors não conseguiram chegar às finais da NBA, caindo para um surpreendente Los Angeles Lakers. No próximo ano, ele precisará ser um grande líder para a franquia de São Francisco.