Estrela da Seleção Portuguesa é escolhida para integrar Hall da Fama do basquete

Ticha Penicheiro, estrela da Seleção Portuguesa, vai integrar o Hall da Fama de Basquete da FIBA. A ex-jogadora é a primeira em seus país a receber a honraria.

Em uma publicação nas redes sociais, a antiga atleta de Sacramento Monarchs, Los Angeles Sparks e Chicago Sky deu os agradecimentos e afirmou que não imaginava chegar tão longe no esporte da bola laranja.

“Quando peguei uma bola de basquete pela primeira vez em Figueira da Foz, Portugal, nunca pensei que esse jogo me levaria tão longe, me apresentaria tantas pessoas incríveis, me levaria ao redor do mundo e me daria a chance de receber honrarias como essa. Tantas pessoas para agradecer, começando pela minha família, meus amigos, companheiros de equipe, treinadores, torcedores, imprensa e em especial ao meu pai, que deu a minha primeira bola de basquete”, escreveu Ticha.

A cerimônia de premiação dos novos integrantes do Hall da Fama acontece no dia 17 de maio, no congresso da FIBA, no Bahrein, na Ásia. Além de Ticha outros nomes também serão homenageados, como é o caso da medalhista olímpica Dawn Staley, e de Mike Krzyzewski, conhecido como “Coach K” e que comandou o USA Team de Basquete nas Olimpíadas de 2008, 2012 e 2016, conquistando a medalha de ouro nas três ocasiões.

A trajetória de Ticha Penicheiro

A portuguesa chegou a WNBA no draft de 1998, após ser escolhida na segunda rodada. Foram 15 temporadas na liga, com um título em 2005, pelo Sacramento Monarchs. Além disso, a ex-jogador também conquistou a EuroLeague com o Spartak Moscow, da Rússia.

Em 2021, Ticha apareceu em uma lista com as 25 melhores jogadoras da história da WNBA. No total, foram quatro participações no All-Star Game da competição.