Estrela quebra a banca no basquete e bate recorde de todos os tempos de pontuação

A noite desta quinta-feira, 15 de fevereiro, entrou para a história no basquete feminino. Isso porque a jovem armadora Caitlin Clark, estrela da Universidade de Iowa, conseguiu quebrar o recorde de pontuação de todos os tempos da NCAA, no basquete universitário dos Estados Unidos.

Era questão de tempo. Afinal, a armadora entrou na partida apenas oito pontos atrás de Kelsey Plum, antiga detentora do recorde que somou 3.527 pontos na carreira pela Universidade de Washington entre 2013 a 2017. Clark não só quebrou o recorde como ajudou sua equipe a vencer pelo placar de 106×89 contra a Universidade de Michigan, anotando 49 pontos e pegando 13 rebotes.

A armadora é uma das principais destaques do basquete universitário. Ela é detentora do prêmio AP Player of the Year entre as mulheres e soma até o momento, em seu quarto ano universitário, as incríveis médias de 32.1 pontos, 7.0 rebotes e 8.3 assistências, além de obter aproveitamentos de 47,3% nos arremessos de quadra e 39,3% nos chutes de três pontos.

Clark ainda poderá quebrar outros recordes no basquete

Ela é agora a maior pontuadora da história do basquete universitário, com 3.569 pontos na carreira. Mas não deve parar por aí, já que Clark está bem próxima de quebrar o histórico recorde entre homens e mulheres da NCAA, do armador Pete Maravich que, entre os anos de 1967 a 1970, anotou 3.667 pontos na universidade.

Ao final desta temporada, Clark poderá escolher se joga mais um ano em Iowa, já que por conta da pandemia, algumas jogadoras poderão usar da cláusula relacionada ao Covid-19. Mas ela também tem a opção de se declarar para o próximo Draft e ser opção das franquias da WNBA. Caso opte pelo Draft, o mais provável é que ela seja a primeira escolha geral e acabe sendo recrutada pelo Indiana Fever.