Ex-astro da NBA “dá a receita” para Joel Embiid se livrar de vez das lesões
DeMarcus Cousins e Joel Embiid se destacaram como dois dos pivôs mais habilidosos da NBA neste século. No entanto, suas trajetórias na liga tomaram rumos diferentes. Enquanto lesões prejudicaram as oportunidades de Cousins, deixando-o aquém do seu potencial, Embiid se tornou o atual MVP da temporada. No entanto, mesmo após todas as provações, o veterano faz um alerta ao camaronês.
“Olhando para trás, vemos uma história semelhante com Joel. As lesões têm sido persistentes ano após ano. Então, a questão é: quando ele vai aliviar a pressão e o peso sobre seus joelhos, tornozelos e articulações? A idade está chegando e ele precisa fazer ajustes pelo bem de seu corpo. Talvez seja necessário perder um pouco de peso”, declarou o ex-astro da NBA durante o podcast “Bully Ball“.
Embiid, inicialmente, nunca foi considerado um atleta com excesso de peso. No entanto, mesmo com um peso adequado para um jogador de basquete de 2,13m, a dinâmica do jogo está mais rápida do que nunca. Tornou-se desafiador participar dos jogos com um peso maior, como resultado, pois isso pode cobrar seu preço em algum momento.
“Joel não é obeso, mas ainda é difícil jogar todas as noites carregando quase 130 quilos. Todo esse peso eventualmente terá seu impacto. Se ele não conseguir manter a saúde, veremos a mesma história se repetindo. Ele continuará enfrentando lesões nos playoffs, pois não será capaz de suportar isso”, apontou o ex-jogador do Golden State Warriors.
Joel Embiid já falou sobre a forma física
Em relação à forma física, Embiid abordou indiretamente o tema nas últimas semanas. Enquanto se recuperava de uma lesão no joelho antes dos playoffs, ele discutiu o desafio de manter a forma física diante de tantas lesões. Parece indicar um ciclo recorrente, onde o peso pode contribuir para mais lesões, e durante a recuperação, ele tem dificuldades em controlar o peso.
“É difícil manter a forma física durante as lesões. Afinal, é impossível manter-se totalmente em forma quando não está jogando. Eu treinei nos últimos três dias e me senti ótimo. Pensei que estava pronto para voltar e jogar sem problemas. Mas quando a bola sobe, percebo que é totalmente diferente”, compartilhou o pivô no início de abril.
Embora Embiid realize treinos específicos fora de quadra, ele admite que precisa estar em ação para se sentir verdadeiramente bem. “A melhor maneira de manter a forma é estar em quadra. É assim que tenho feito desde sempre, e sei que funciona para mim. Estou ansioso para superar meus limites, pois só assim alcançarei a condição em que quero estar”, explicou.
Cousins observa os jogos de Embiid nos playoffs com preocupação, sem surpresa. O astro dos Sixers voltou a sentir a lesão no joelho no início dos playoffs e está atuando abaixo de suas condições ideais. Para o veterano, se o líder do Philadelphia não mudar sua rotina, essa situação pode se tornar cada vez mais frequente.